Comissão da MP sobre tributação de bancos quer ouvir autoridades econômicas — Rádio Senado

Comissão da MP sobre tributação de bancos quer ouvir autoridades econômicas

LOC: COMISSÃO MISTA QUE DEBATE A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUMENTOU A TRIBUTAÇÃO DOS BANCOS APROVA REQUERIMENTO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA.  

LOC: A MP 675 QUE JÁ RECEBEU 193 EMENDAS PRECISA SER APROVADA PELA COMISSÃO MISTA E PELOS PLENÁRIOS DO SENADO E DA CÂMARA. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: A Comissão Mista que analisa a MP675 aprovou a realização de audiência pública com representantes do Ministério da Fazenda, do Planejamento, da Confederação Nacional da Indústria, da Frente Nacional dos Prefeitos e um representante dos governos estaduais para debater o aumento da tributação sobre os bancos. A audiência está marcada para o dia 07 de julho. O texto da MP aumenta de 15 para 20% a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das instituições financeiras a partir de setembro. Segundo a relatora da MP, senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, a reunião será importante para ouvir todos os lados envolvidos no assunto. 

(Gleisi) Acho que uma audiência com grande participação, com diversos setores. E acho que vai ser produtiva, porque vai nos instruir para que o relatório para que o relatório possa ser um relatório que atenda a expectativa do governo e também possa considerar a expectativa de alguns setores da sociedade e também do parlamento. 

(Repórter) A medida provisória que faz parte do ajuste fiscal pretende arrecadar de 3 a 4 bilhões de reais a mais para os cofres públicos. E já recebeu mais de 190 emendas. O presidente do colegiado, deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, foi um dos que apresentou alterações ao texto. 

(Domingos) Da forma que o projeto veio, aumentando o imposto sobre a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido está contribuição fica só para o governo federal. A gente propõe que seja debatido a possibilidade de dividir essa dinheiro que vai entrar a mais nos cofres públicos também com os municípios e os estados brasileiros. Nós defendemos que ele seja distribuído nas mesmas regras do Fundo de Participação dos Municípios e Fundo de Participação dos Estados. 

(Repórter) O aumento da tributação vai atingir também empresas de capitalização, administradoras de cartão de crédito, corretoras de câmbio, distribuidoras de valores mobiliários e seguradoras.
30/06/2015, 07h09 - ATUALIZADO EM 30/06/2015, 07h09
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00