CE debate política de preços fixos dos livros nesta terça-feira — Rádio Senado

CE debate política de preços fixos dos livros nesta terça-feira

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE A POLÍTICA DE PREÇOS FIXOS DE LIVROS NA TERÇA-FEIRA. 

LOC: O SEMINARIO VAI CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA FRANÇA, ONDE JÁ EXISTE UMA EXPERIÊNCIA PARA A LIMITAÇÃO DO PREÇO DOS LIVROS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) O seminário vai discutir as políticas de incentivo ao livro e à leitura no Brasil, o panorama do mercado de livros no país e a lei de preço fixo no mundo. Um dos assuntos que também será abordado no evento é o projeto da senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que regulamenta os preços dos livros. O projeto determina que após um ano do lançamento, eles serão vendidos somente por preço tabelado, com desconto de no máximo 10%. Fátima Bezerra lembra que o Brasil está muito distante de ser um país de leitores. E projetos que incentivem a leitura tem mostrado resultados positivos. 

(Fátima Bezerra) As escolas onde são desenvolvidas as práticas de incentivo a leitura, não é àtoa que essas escolas estão apresentando os melhores resultados em matéria de IDEB. Ou seja, de melhoria no ensino aprendizagem. Portanto, precisa de iniciativa de apoio ao livro, porque o fato é que muitas pessoas não leem no país. Tem fatores que contribuem decisivamente para isso, o preço do livro, a diminuição cada vez mais de pontos de venda de livros. 

(Repórter) Para Fátima Bezerra o evento será importante para trazer exemplos das experiências bem sucedidas que a lei de preço fixo já teve em outros países. 

(Fátima Bezerra) Essa legislação já existe em vários países, que contribui e muito nos países onde ela foi adotada para ampliar, para democratizar o acesso à leitura. Tanto é que nós vamos contar no nosso seminário com representantes da França, bem como de outros países também, que virão aqui falar como se deu a implementação dessa lei lá nos seus países.  

(Repórter) O seminário da Comissão de Educação que ocorrerá no auditório do Interlegis terá participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira e de representantes de associações de livros do Brasil e da França. Além de representantes de sindicatos de livrarias e editores.
29/06/2015, 05h57 - ATUALIZADO EM 29/06/2015, 05h57
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00