CRE quer que ministro confirme se Petrobras pediu empréstimo a banco da China — Rádio Senado

CRE quer que ministro confirme se Petrobras pediu empréstimo a banco da China

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUER QUE O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, EDUARDO BRAGA, CONFIRME SE A PETROBRÁS PEDIU UM EMPRÉSTIMO DE TRÊS BILHÕES E 500 MILHÕES DE DÓLARES JUNTO AO BANCO DE FOMENTO DA CHINA. 

LOC: O PEDIDO DE INFORMAÇÕES FOI APRESENTADO PELO SENADOR TASSO JEREISSATI, DO PSDB DO CEARÁ, E SERÁ EXAMINADO PELA COMISSÃO DIRETORA DO SENADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O senador Tasso Jereissati quer saber se procedem as notícias de que o empréstimo, no valor de 3 e meio bilhões de dólares, teria sido solicitado pela Petrobrás junto ao Banco de Fomento da China. O requerimento, aprovado pela Comissão de Relações Exteriores, solicita ainda a confirmação do valor total do financiamento, os prazos de pagamento e taxas de juros. A Comissão quer saber também se o pagamento se dará com recursos financeiros ou integralmente com barris de petróleo, como noticiado. As perguntas que deverão ser encaminhadas ao Ministério de Minas e Energia foram lidas pelo presidente da Comissão, senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo 

(ALOYSIO) Há nesse empréstimo da Petrobrás junto ao banco de fomento da China, algum tipo de condicionalidades, especialmente em relação a privilégios na contratação de trabalhadores estrangeiros ou importação de produtos e serviços de empresas baseadas em outros países? 

(REPÓRTER) A Comissão de Relações Exteriores aprovou recentemente o envio de um pedido de informações ao Itamaraty e ao Ministério da Defesa sobre um acordo entre a China e a Argentina de instalação de uma plataforma de monitoramento de foguetes em território argentino. Aloysio Nunes explicou que os pedidos de informação são ainda submetidos à deliberação da Comissão Diretora do Senado para encaminhamento ao Executivo. 

(ALOYSIO) Essa tramitação dos pedidos de informação é algo que devemos modificar, é urgente, porque o requerimento de informação tem uma tramitação torturante, longa, é algo que precisa ser resolvida num projeto de resolução, com prazos definidos, ou se possível até saltarmos uma etapa no âmbito da comissão diretora para que o próprio presidente do Senado mande, tenha a função de exercer um filtro da razoabilidade do pedido de informação. 

(REPÓRTER) Os pedidos de informação ao Itamaraty e Ministério da Defesa também foram apresentados pelo senador Tasso Jereissati.
26/06/2015, 01h23 - ATUALIZADO EM 26/06/2015, 01h23
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00