EUA devem estar no centro da estratégia comercial do Brasil, diz ministro — Rádio Senado

EUA devem estar no centro da estratégia comercial do Brasil, diz ministro

LOC: "OS ESTADOS UNIDOS DEVEM ESTAR NO CENTRO DA ESTRATÉGIA COMERCIAL BRASILEIRA". FOI O QUE AFIRMOU O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, ARMANDO MONTEIRO, DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. 

LOC: ELE ESTEVE RECENTEMENTE EM WASHINGTON, ONDE COMEÇOU A NEGOCIAR UMA SÉRIE DE ACORDOS PARA DOBRAR O FLUXO COMERCIAL. A EXPECTATIVA É DE QUE ALGUNS DESSES ACORDOS SEJAM ASSINADOS JÁ NA VISITA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF AOS ESTADOS UNIDOS NA SEMANA QUE VEM. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: O ministro Armando Monteiro destacou que o Brasil precisa construir um novo padrão de inserção no comércio internacional, caso contrário vai ser condenado a uma situação de isolamento econômico. Ao citar o Plano Nacional de Exportações lançado pelo governo federal, ele lembrou que o comércio exterior é um canal de crescimento e geração de emprego. Para o ministro, os Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do Brasil atrás da China, têm de estar no centro da estratégia comercial brasileira, por diversas razões: além da dimensão do mercado, a corrente de comércio de produtos de maior valor agregado. 

(ARMANDO) diferentemente do que ocorre com a China, 75% dos bens que nós transacionamos com os Estados Unidos são manufaturados ou semimanufaturados. No ano passado, o Brasil teve uma corrente de comércio com os Estados Unidos que alcançou 62 bilhões de dólares, sendo 27 bilhões de exportação e 17 bilhões de produtos manufaturados. 

(REPÓRTER) Armando Monteiro afirmou que, apesar de ser a sétima economia mundial, o Brasil é uma economia fechada e está em vigésimo quinto no ranking das exportações mundiais. 

(MONTEIRO) Temos uma participação de apenas 0,7 no comércio mundial de manufaturados, portanto temos muito que fazer nessa agenda. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão, Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, ressaltou a necessidade de integrar a economia brasileira às correntes mais dinâmicas do comércio internacional 

(ALOYSIO) É algo que há muito tempo essa comissão reclama. Vejo na atitude de vossa excelência à frente do ministério sinais positivos de que poderemos seguir esse rumo, por mais Brasil no mundo, tema em que os interesses internos do Brasil, o progresso exige uma ação muito dinâmica do governo brasileiro. 

(REPÓRTER) O autor da iniciativa de convidar o ministro foi o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco. Da Rádio Senado NF. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA TRÊS ACORDOS ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS: O PRIMEIRO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES BANCÁRIAS PARA COMBATE À EVASÃO DE IMPOSTOS; E OS DEMAIS NAS ÁREAS DE SIGILO DE INFORMAÇÕES MILITARES E COOPERAÇÃO EM DEFESA. OS TEXTOS SEGUIRAM PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO.  

LOC: FOI ADIADA A VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO DO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MAURO VIEIRA, E CONVITE AO EMBAIXADOR DO BRASIL NA VENEZUELA, RUY CARLOS PEREIRA PARA ESCLARECER SE HOUVE OMISSÃO DO GOVERNO BRASILEIRO NO EPISÓDIO DA VISITA DOS SENADORES A CARACAS NA SEMANA PASSADA. ELES NÃO CONSEGUIRAM VISITAR PRESOS POLÍTICOS, PORQUE A VAN ONDE ESTAVAM FOI BLOQUEADA NO TRAJETO POR MANIFESTANTES. 

LOC: UM OUTRO GRUPO DE SENADORES CHEGOU A CARACAS NESTA QUINTA-FEIRA, PARA CONVERSAR COM O PRINCIPAL LÍDER DA OPOSIÇÃO VENEZUELANA, HENRIQUE CAPRILES, E TAMBÉM COM AUTORIDADES DO GOVERNO MADURO. 

LOC: A NOVA COMITIVA É COMPOSTA PELOS SENADORES ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ; LINDBERGH FARIAS, DO PT DO RIO DE JANEIRO; TELMÁRIO MOTA, DO PDT DE RORAIMA; LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA; RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ; e VANESSA GRAZZIOTIN, DO
25/06/2015, 01h57 - ATUALIZADO EM 25/06/2015, 01h57
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00