Documentário da TV Senado revela violências ocorridas durante ditadura — Rádio Senado

Documentário da TV Senado revela violências ocorridas durante ditadura

LOC: DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO REVELA AS VIOLÊNCIAS OCORRIDAS DURANTE A DITADURA MILITAR. 

LOC: LANÇADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, PRODUÇÃO COM 58 MINUTOS APRESENTA AS PRINCIPAIS REVELAÇÕES FEITAS PELA COMISSÃO NACIONAL E PELAS COMISSÕES ESTADUAIS DA VERDADE. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: O documentário "Em Busca da Verdade" mostra casos de violações de direitos a indígenas, a camponeses e a militantes cometidos pelo Estado entre 1964 a 1985. Entre eles, ganham destaque as histórias do camponês Epaminondas de Oliveira, assassinado em 71, do deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel, ambos desaparecidos também em 71. Diretora da produção, Lorena Maria explica que a proposta é levar à população, principalmente a que não viveu no período militar, as violações cometidas na ditadura. 

(Lorena) Falar de uma história como a ditadura militar no Brasil é falar de algo cujas partes foram suprimidas ao longo dos anos. E quando a gente começou a produção, a gente entendeu que era necessário situar o espectador naquele contexto histórico. Principalmente porque pessoas como eu não vivenciaram a ditadura. Mas, a minha geração de muito dessa busca pela verdade histórica. (Rep).: O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, pediu que o documentário seja distribuído nas escolas públicas. 

(Capiberibe) Nosso objetivo é fazer com que essas informações, que foram censuradas, que foram proibidas ao longo da historia do país, elas agora possam chegar até as escolas, possam chegar até a juventude, para que os nossos jovens entendam da onde esse país emergiu. Acho muito importante esse acerto com a nossa história, e evidentemente, esse trabalho da Comissão Nacional da Verdade terá desdobramento no presente. 

(Repórter) O documentário, com 58 minutos de duração, será exibido no sábado, dia 27, as vinte uma e trinta, na TV Senado. A segunda parte da produção será exibida pela TV em agosto e vai abordar casos de violações de direitos humanos envolvendo o Brasil e os países do Cone Sul na década de 1970. A partir de agosto, toda a produção vai estar disponível no canal da emissora no youtube.
25/06/2015, 06h54 - ATUALIZADO EM 25/06/2015, 06h54
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00