CRA e representantes do Incra debatem importância da agricultura familiar — Rádio Senado

CRA e representantes do Incra debatem importância da agricultura familiar

LOC: A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E O AUMENTO DA RENDA SÃO FUNDAMENTAIS PARA INCENTIVAR A PERMANÊNCIA DO HOMEM NO CAMPO E FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR. 

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR SENADORES, AUTORIDADES E SINDICALISTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: (Repórter) Os representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e do Incra destacaram a importância da agricultura familiar. A atividade emprega mais de 12 milhões de pessoas, 7 em cada 10 trabalhadores no campo, produz 70 por cento dos alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras e responde por cerca de 10 por cento de toda a riqueza gerada no país. Eles também elencaram os principais programas do governo para fortalecer a produção rural e incentivar a permanência do homem no campo. Entre eles, o Plano Safra para a Agricultura Familiar em 2015 e 2016, com um orçamento recorde 29 bilhões de reais. Também defenderam medidas para permitir o aumento da renda e da produtividade dos pequenos agricultores e dos assentados da reforma agrária. O representante do Ministério da Agricultura, Pedro Celso Antonieto, disse que uma das prioridades da pasta é aumentar a qualidade de vida das pessoas que vivem no campo. 

(Pedro) Esta atividade vai muito além daquilo que nós fazemos normalmente, que é assistência técnica e extensão rural. Isso passa, principalmente, por uma atividade de assistência, previdência, escolaridade e uma série de outras coisas  

(Repórter) Os senadores defenderam que os agricultores familiares devem se associar em cooperativas para permitir uma maior interação com o agronegócio, como explicou o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. 

(Moka) As cooperativas de pequenos produtores se unem, quando eles se juntam, eles compram melhor e vendem melhor. Eles organizados são muito fortes e começam a fazer parte de uma grande cadeia, a cadeia do agronegócio. Mas aí incorporando o pequeno produtor, aí incorporando renda 

(Repórter) Os senadores e convidados também cobraram a ampliação da assistência técnica e da extensão rural para aumentar a produtividade e permitir que os pequenos produtores tenham acesso às novas pesquisas e tecnologias no campo. Da Rádio Senado.
25/06/2015, 01h59 - ATUALIZADO EM 25/06/2015, 01h59
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00