Dilma prorroga contrato de geração de energia mais barata no Nordeste — Rádio Senado

Dilma prorroga contrato de geração de energia mais barata no Nordeste

LOC: A PEDIDO DO SENADO, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF PRORROGA O CONTRATO DE GERAÇÃO DE ENERGIA MAIS BARATA PARA GRANDES EMPRESAS NO NORDESTE. 

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA TAMBÉM CRIA UM FUNDO DE INVESTIMENTOS E OS PERCENTUAIS DE REAJUSTE DA TARIFA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Após cobranças da bancada do Nordeste no Senado, a presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória que prorroga até o ano de 2037 os contratos de energia subsidiada da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, a Chesf, com grandes empresas consumidoras na região. O projeto também cria o Fundo de Energia do Nordeste que vai bancar investimentos no setor com recursos vindos de parte da tarifa. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, um dos que cobrou uma solução do governo, já que os atuais contratos terminam agora em junho, lembrou que o Congresso Nacional tinha aprovado a prorrogação dos contratos, que acabou vetada. O petista, que poderá ser indicado relator da medida provisória, citou que diversas indústrias ameaçavam fechar as portas porque não teriam condições de bancar uma tarifa não subsidiada, que poderia ter o preço triplicado. 

(Walter Pinheiro) As atividades econômicas desenvolvidas pelo eletrointensivo corriam risco. Portanto, demissões, redução das exportações. Os eletrointensivos são as empresas do Brasil que mais exportam. Portanto, a MP vem em boa hora.  

(Repórter) O líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso Sul, assegurou que o reajuste inicial de 22,5% da tarifa de energia para as grandes empresas não vai inviabilizar a competitividade dos produtos nacionais ao ressaltar que o preço do megawatt continuará relativamente baixo. 

(Delcídio do Amaral) Não comprometem porque as indústrias concordaram com essa proposta e mais, fortalece a Chesf. A Chesf precisa ser fortalecida para fazer investimentos importantes da Chesf na região Nordeste e em outras regiões do País. 

(Repórter) Entre as indústrias que serão beneficiadas pela prorrogação dos contratos do chamado eletrointensivo estão as de petroquímica e de siderurgia, que geram milhares de empregos no Nordeste.
23/06/2015, 08h28 - ATUALIZADO EM 23/06/2015, 08h28
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00