CCT debate criação de sistema nacional de conhecimento e inovação no Brasil — Rádio Senado

CCT debate criação de sistema nacional de conhecimento e inovação no Brasil

LOC: CRIAR UM SISTEMA NACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NO BRASIL. 

LOC: O ASSUNTO FOI TEMA DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Em fevereiro de 2015, o Congresso Nacional incluiu na Constituição uma emenda para estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação. Um dos principais objetivos é impulsionar a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas que aperfeiçoem a atuação do setor produtivo. São medidas legais como essa que a Comissão de Ciência e Tecnologia quer incentivar, como explicou o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal: 

(CRISTOVAM) Como podemos abrir a porta ao Brasil para o mundo da inovação? Existe um mundo dinâmico da inovação lá fora e a gente tá... estamos aqui acanhados, do lado de cá. É preciso abrir essa porta por meio do envolvimento do setor privado, do setor universitário, dos institutos tecnológicos e científicos e da própria educação de base. 

(REPÓRTER) A secretária-executiva, Emilia Ribeiro, do Ministério da Ciência e Tecnologia detalhou alguns entraves para o desenvolvimento da inovação no Brasil: 

(EMÍLIA) O regime jurídico de compra e contratação é um entrave grande. Importação de insumos para pesquisa é outro entrave grande, uma empresa de grande porte, uma multinacional, que quiser um equipamento para o país, ela paga todos os impostos como se fosse uma empresa do setor produtivo. Isso não deveria acontecer. A parte do conhecimento e dos recursos humanos também é um grande estrangulamento, é um fator de suma necessidade. 

(REPÓRTER): O professor José Eduardo Krieger, da Universidade de São Paulo, alertou para a necessidade de expandir as vagas no ensino superior, mas, principalmente, melhorar a qualidade da educação: 

(KRIEGER) O nosso grande desafio hoje é pela qualidade e, mais ainda, pela relevância do que é produzido nas universidades e a relação das universidades com a sociedade em geral, seja o setor público ou o setor privado. 

(REPÓRTER) O representante da Confederação Nacional da Indústria, Rafael Lucchesi, defendeu, entre outros pontos, que uma maior fatia do Orçamento da União seja destinada aos projetos de inovação, ciência e tecnologia.
23/06/2015, 02h04 - ATUALIZADO EM 23/06/2015, 02h04
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00