CDH vai debater criação de imposto sobre grandes fortunas — Rádio Senado

CDH vai debater criação de imposto sobre grandes fortunas

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DEBATER A CRIAÇÃO DE UM IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS.  

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, QUE PEDIU A AUDIÊNCIA É TAMBÉM AUTOR DE UM PROJETO SOBRE O ASSUNTO. MAIS DETALHES COM PAULA GROBA.  

TÉC: A Constituição de 1988 prevê a criação de um imposto sobre grandes fortunas no Brasil, mas até hoje a medida não foi implementada por depender da aprovação de um projeto de lei complementar que determine como será feita essa taxação. Visando discutir a criação deste imposto, a comissão de Direitos Humanos aprovou um requerimento para debater o tema com especialistas. O autor da proposta, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que o debate é importante já que o Congresso nunca promoveu debates aprofundados sobre o assunto. 

(PAIM) Todo mundo fala aqui em grandes fortunas, mas não houve um debate mesmo qualificado em data que vamos agendar juntos sobre as grandes fortunas. Taxação das grandes fortunas que é a realidade de Estados Unidos, Inglaterra, enfim na maioria dos países capitalistas do mundo. E aqui no Brasil parece que virou um dogma, um tabu falar do tema. 

(REP) Paim é autor de um projeto que prevê uma contribuição anual dos cidadãos com patrimônio ou herança superior a 50 milhões de reais. De acordo com o senador, o intuito é estimular que bens que o contribuinte detenha, apenas como reserva de valor ou mesmo para especulação, sejam destinados a fins filantrópicos. Um estudo feito pela consultoria do Senado, baseado nas declarações de Imposto de Renda de 2013 de pessoas físicas brasileiras, concluiu que se fosse aplicado um imposto sobre grandes fortunas aos 200 mil contribuintes mais ricos do país, o governo poderia arrecadar mais de 6 bilhões de reais por ano. O estudo foi encomendado pela senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná. O debate na Comissão de Direitos Humanos ainda será agendado pela Comissão. Da Rádio Senado, Paula Groba.
22/06/2015, 12h47 - ATUALIZADO EM 22/06/2015, 12h47
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00