CAS deve votar nesta terça proposta que regulamenta profissão de historiador — Rádio Senado

CAS deve votar nesta terça proposta que regulamenta profissão de historiador

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE HISTORIADOR.  

LOC: A IDEIA E AMPLIAR A ÁREA DE ATUAÇÃO E VALORIZAR A CATEGORIA. DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A proposta original do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, já tinha sido aprovada pela Casa mas como sofreu mudanças na Câmara dos Deputados voltou a ser analisada pelo Senado. O texto assegura o exercício da profissão de historiador aos diplomados em graduação, mestrado ou doutorado em História ou em linhas de pesquisas relacionadas à área, além de obrigar a comprovação de registro profissional. Entre as atribuições da categoria estão dar aulas ao ensino fundamental e médio, organizar informações históricas para publicações, exposições e eventos, e elaborar pareceres e projetos sobre temas históricos. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, disse que o reconhecimento da profissão vai ampliar a área de atuação e valorizar o trabalho dos historiadores 

(Vanessa) É inegável que os historiadores não estão mais restritos a seus trabalhos em sala de aula são necessários e imprescindíveis em museus centros culturais, empresas de publicidade e turismo e são demandados com frequência na produção cinematográfica e nos meios de comunicação. 

(REPÓRTER) A iniciativa ainda garante o exercício da profissão aos que trabalham como historiador há pelo menos cinco anos. O projeto deve ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais e em seguida pelo plenário do Senado.
22/06/2015, 01h06 - ATUALIZADO EM 22/06/2015, 01h06
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00