CAS vai debater casos da superbactéria KPC nos hospitais — Rádio Senado

CAS vai debater casos da superbactéria KPC nos hospitais

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEVE DISCUTIR COM O MINISTRO DA SAÚDE E ESPECIALISTAS O GRANDE NÚMERO DE CASOS DA SUPERBACTÉRIA KPC NOS HOSPITAIS BRASILEIROS. 

LOC: TODOS OS HOSPITAIS PÚBLICOS DO DISTRITO FEDERAL JÁ ESTÃO CONTAMINADOS COM A KPC. E OS SENADORES QUEREM SABER O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA CONTER O AVANÇO DA DOENÇA E TRATAR OS PACIENTES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: (Repórter) A Secretaria de Saúde do Distrito Federal admitiu no início deste mês que todos os hospitais da rede pública estão contaminados com a superbactéria KPC. Segundo dados preliminares, o DF vive uma situação de endemia, com mais de 200 pessoas contaminadas. Identificada há 15 anos nos Estados Unidos, a superbactéria sofreu uma mudança genética e é resistente a vários antibióticos. A KPC é encontrada no solo, na água, em fezes e em vegetais e o contágio acontece em ambiente hospitalar, pelo contato com as secreções de pacientes infectados. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que é médico, é autor do pedido para discutir com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, quais os problemas enfrentados pelo sistema de saúde e o que está sendo feito pelas autoridades públicas para conter o avanço da doença e tratar os pacientes. Ele lembrou que a KPC já se espalhou por outros estados brasileiros, como Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. 

(Amorim) A exemplo aqui do Hospital de Base e também do Hospital de Urgência de Sergipe, onde pessoas têm sido vítimas diariamente. Em UTIs, leitos são fechados por conta do surgimento dessa bactéria, muitas vezes devido às más condições de trabalho e do ambiente propício para que essas bactérias se desenvolvam. E muitos cidadãos têm ido a óbito por essa omissão 

(Repórter) A audiência pública também deve contar com a participação de especialistas e ainda não tem data prevista. Da Rádio Senado.
19/06/2015, 07h10 - ATUALIZADO EM 19/06/2015, 07h10
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00