João Alberto Souza é reconduzido à presidência do Conselho de Ética — Rádio Senado

João Alberto Souza é reconduzido à presidência do Conselho de Ética

LOC: O SENADOR JOÃO ALBERTO SOUZA, DO PMDB DO MARANHÃO, É RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO. 

LOC: A VOTAÇÃO ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O senador João Alberto Souza será, pela quinta vez, o presidente do Conselho de Ética do Senado. Ele se disse honrado com a recondução e prometeu agir da mesma forma que presidiu o Conselho em outros momentos. 

(João Alberto) “Eu sempre tenho recebido denúncias. Mas eu tenho sempre procurado preservar o nome dessa Casa e dos senadores que dela fazem parte. Os processos mais picantes eu sempre mando as correspondências, as cópias, aos senadores. E quando eu sou convencido, realmente nós abrimos o processo.” 

(Repórter) Os senadores também elegeram o vice-presidente do conselho, que será o senador Paulo Rocha, do PT do Pará. Ele afirmou que, apesar de necessário, o cargo implica em situações difíceis com os outros senadores.  

(Paulo Rocha) “É uma situação positiva para a democracia, mas também é espinhosa porque acaba que a gente vai dirigir um colegiado para julgar os próprios companheiros. Mas é próprio da democracia e fundamental a gente cumprir uma tarefa tão importante para assegurar a boa representação popular.” 

(Repórter) O Conselho de Ética apura denúncias de irregularidades cometidas durante o exercício de mandato de senador. Ele é composto por 15 membros titulares, dos quais 13 já foram eleitos. O mandato dos conselheiros é de dois anos.
16/06/2015, 08h50 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 08h50
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00