Eventual veto ao fim do fator previdenciário será analisado dia 14 de julho — Rádio Senado

Eventual veto ao fim do fator previdenciário será analisado dia 14 de julho

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO MARCA PARA O DIA 14 DE JULHO A SESSÃO DO CONGRESSO PARA APRECIAR EVENTUAL VETO AO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF TEM ATÉ ESTA QUARTA-FEIRA PARA DECIDIR SOBRE O FIM DO CÁLCULO DA APOSENTADORIA QUE ATRASA A LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A decisão sobre a sanção ou veto ao fim do Fator Previdenciário será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Um grupo de senadores participou de uma vigília de sindicalistas contrários a um eventual veto à extinção do cálculo que impede aposentadorias apenas pelo tempo trabalhado. Os parlamentares defendem a chamada fórmula em que o benefício é pago integralmente se a soma do tempo de contribuição e de idade for de 85 anos para as mulheres e de 95 para os homens. Após receber sindicalistas, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, já convocou uma sessão do Congresso Nacional para apreciar o veto ao fim do Fator Previdenciário se a presidente Dilma Rousseff assim o decidir. 

(Renan Calheiros) Sinceramente, eu espero que não haja o veto. Se houver o veto, no entanto, vamos apreciá-lo no dia 14 de julho se houver acordo com a Câmara ou na primeira semana de agosto. 

(Repórter) O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, considera um erro o veto ao fim do Fator Previdenciário. 

(Walter Pinheiro) Você não pode punir uma camada alegando que o rombo da Previdência é das pessoas que ganham um salário mínimo e são pessoas que entram no mercado de trabalho bem jovem. Além de trabalharem mais que o tempo necessário, ainda terão o prejuízo de receberem menos. Se a presidente optar pelo veto, a campanha a partir de amanhã será de chamamento dos parlamentares para que possamos derrubar o veto da presidente da República.  

(Repórter) O líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, alertou para os riscos da manutenção do Fator Previdenciário. 

(Delcídio do Amaral) Aquele que aposentar agora pode ter algum tipo de vantagem. Mas no futuro, o filho desses aposentados, as próximas gerações, talvez não tenham essas vantagens mais. Pelo contrário, vão ter riscos em relação às suas aposentadorias. 

(Repórter) O Congresso Nacional já aprovou o fim do Fator Previdenciário, que foi vetado pelo ex-presidente Lula. Esse cálculo foi criado no governo de FHC para impedir as aposentadorias precoces e reduzir o déficit do INSS.
16/06/2015, 10h33 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 10h33
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00