CE aprova aumento da dedução no IR de gastos com educação — Rádio Senado

CE aprova aumento da dedução no IR de gastos com educação

LOC: O LIMITE DE GASTOS COM EDUCAÇÃO QUE PODEM SER DEDUZIDOS NO IMPOSTO DE RENDA PODE SER AMPLIADO PARA MAIS QUE O DOBRO.  

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO.  

TÉC (Repórter) Os gastos com educação podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda, incluindo mensalidades pagas a creches e pré-escolas, todas as instituições de ensino fundamental, médio e superior, além da educação profissional. O limite é definido periodicamente, muitas vezes por medida provisória, e correspondeu na declaração de 2015, ano-base 2014, a 3.375 reais para o titular e para cada dependente. Valor que será, no ano que vem, de 3.561. A proposta do senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, fixa como critério para esse limite três vezes e meia o valor anual médio investido por aluno no Fundeb, o fundo da educação básica. Com isso, o limite de dedução saltaria para 8.667 reais por dependente. O relator, Otto Alencar, do PSD da Bahia, defendeu a ampliação do teto, lembrando que hoje 17% dos 50 milhões de alunos matriculados na educação básica estudam em escolas particulares. 

(Otto Alencar) Apesar do progresso observado no País no que tange à oferta de educação pública, persiste o problema da baixa qualidade do ensino oferecido. Essa realidade faz com que muitas famílias, até mesmo de estratos sociais menos favorecidos, busquem a escola privada como alternativa para assegurar melhores perspectivas de futuro para os seus filhos. Eles suportam então o ônus financeiro de um serviço que deveria ser assegurado a toda a sociedade. E esses custos não são pequenos, chegando a cifras superiores a 10 mil reais por ano. Isso na escola básica, na universidade privada o custo é muito maior. 

(Repórter) O projeto vai passar em seguida pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A decisão será terminativa, portanto, se aprovado, segue diretamente para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado.
16/06/2015, 01h43 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 01h43
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00