Senadores prestam homenagem a Luiz Henrique — Rádio Senado

Senadores prestam homenagem a Luiz Henrique

LOC: EM SESSÃO ESPECIAL, SENADORES PRESTAM HOMENAGEM A LUIZ HENRIQUE 

LOC: O PERFIL DEMOCRATA E CONCILIADOR DO SENADOR QUE MORREU EM MAIO FOI DESTACADO PELOS PARLAMENTARES. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

(Repórter) O senador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, nasceu em 1940 em Joinville, Santa Catarina. Formado em direito, ele foi professor de história e de língua portuguesa. Iniciou a trajetória política em 1971 quando foi eleito presidente do diretório do MDB na sua cidade natal. Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, Luiz Henrique sempre foi um político notável e cidadão exemplar. 

(Renan Calheiros) “Como político o seu lado humano florescia no estímulo ao crescimento pessoal dos que lhe cercavam; como cidadão, o político se revelava nas preocupações com a sua comunidade e com toda a Nação brasileira. Dessa forma é que Luiz Henrique foi um homem notável por qualquer prisma que olhássemos. E essa lembrança haverá de ficar sempre gravada em nossa memória”. 

(Repórter) Luiz Henrique ocupou o primeiro cargo eletivo aos 33 anos. Foi deputado federal constituinte, governador de Santa Catariana e, quando morreu, cumpria o primeiro mandato no Senado. O senador Dalirio Beber, do PSDB de Santa Catarina, que assumiu a vaga deixada pelo peemedebista, disse que Luiz Henrique sempre se preocupou em fazer a boa política. 

(Dalirio Beber) “Só quem conviveu de perto com ele, trabalhando com ele pode saber o quanto era apaixonado pela política, pela política limpa, pela política que faz acontecer para todos, pela possibilidade que o poder público lhe dava de fazer o bem a um maior número de pessoas”. 

(Repórter) O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, destacou a facilidade com que fazia amigos. 

(Jorge Viana) “Ele era um homem da amizade, das relações pessoais e, como tal, aonde chegava, por onde passava, fazia amigos. Aqui há uma amostra enorme de amigos”. (Rep.) Estiveram presentes na Sessão Especial, a viúva do senador, Ivete da Silveira, e os filhos Cláudio e Márcia.
12/06/2015, 07h00 - ATUALIZADO EM 12/06/2015, 07h00
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00