MP que reajusta a tabela do IR chega a Câmara dos Deputados — Rádio Senado

MP que reajusta a tabela do IR chega a Câmara dos Deputados

LOC: JÁ FOI ENCAMINHADA À CÂMARA DOS DEPUTADOS A MEDIDA PROVISÓRIA QUE REAJUSTA A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS. 

LOC: E O SENADOR REGUFFE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE CORRIGE A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA COM BASE NA INFLAÇÃO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A Medida Provisória reajustou a tabela do imposto de renda das pessoas físicas entre 4,5 e 6,5 por cento, sendo os reajustes maiores para os que ganham menos. No entanto, os percentuais ficaram abaixo da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, de abril de 2014 a abril deste ano, que foi de 8,17%. E para corrigir a defasagem entre a inflação e os índices aplicados na tabela de isenção do Imposto de Renda desde 1995, o senador Reguffe, do PDT do Distrito Federal, apresentou um projeto de lei. Segundo o senador, de 1995 até 2010 esta defasagem estava em 64,1% e vem aumentando a cada ano. A proposta determina que até a recuperação dessa diferença a atualização da tabela do imposto de renda seja feita anualmente pela variação do IPCA mais um por cento. Reguffe disse que os índices de isenção aplicados sobrecarregam os contribuintes. 

(Reguffe) “É uma forma do governo aumentar a arrecadação e aumentar a carga tributária de uma forma disfarçada. Não pode as pessoas estarem pagando cada vez mais impostos neste país. E todos os anos, o governo, de uma forma malandra, corrige os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda num patamar inferior à inflação do período. O justo é aumentar sempre pela inflação. Tem que ter um plano de recuperação dos limites de isenção da tabela de imposto de renda da pessoa física”. 

(Repórter) A proposta do senador Reguffe está em fase de recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Econômicos. E a Medida provisória, depois de aprovada pelos deputados, será examinada pelos senadores, antes de ir à sanção presidencial. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges. 

MP 670/2015 e PLS 355/2015
12/06/2015, 06h45 - ATUALIZADO EM 12/06/2015, 06h45
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00