Aloysio critica Turquia por chamar embaixador após Senado reconhecer genocídio de armênios — Rádio Senado

Aloysio critica Turquia por chamar embaixador após Senado reconhecer genocídio de armênios

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADOR ALOYSIO NUNES, CRITICOU A DECISÃO DA TURQUIA DE CHAMAR SEU EMBAIXADOR NO BRASIL PARA CONSULTA, APÓS O SENADO RECONHECER O GENOCÍDIO DE ARMÊNIOS.  

LOC: O VOTO DE SOLIDARIEDADE AOS ARMÊNIOS, APRESENTADO POR ALOYSIO NUNES FERREIRA E JOSÉ SERRA, AMBOS DO PSDB DE SÃO PAULO, FOI ASSINADO POR 55 SENADORES E APROVADO POR UNANIMIDADE NO PLENÁRIO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocou seu embaixador no Brasil para consulta depois que o Senado aprovou voto de solidariedade ao povo armênio no centenário da campanha de extermínio de sua população. A moção do Senado reconheceu como genocídio o massacre de armênios na Turquia durante a Primeira Guerra Mundial. O embaixador do Brasil em Ancara também foi convocado para tratar do assunto. A Turquia reconhece que armênios cristãos morreram durante a Grande Guerra, mas rejeita a classificação de genocídio. Ao aprovar a moção apresentada pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira e José Serra, o Senado prestou homenagem às vítimas e reconheceu a contribuição de milhares de descendentes de refugiados armênios para a formação econômica, social e cultural do Brasil. Na ocasião, o senador Aloysio Nunes ressaltou ser necessário que a Turquia reconheça o crime de genocídio e estabeleça um diálogo produtivo com a Armênia de hoje. Em nota oficial, o ministério das Relações Exteriores turco disse que a moção do Senado brasileiro distorce a realidade e foi irresponsável. Aloysio Nunes, presidente da Comissão, criticou o governo da Turquia: 

(ALOYSIO) Uma moção que foi classificada pelo governo turco de irresponsável, vejam os senhores.Uma nota infeliz e insolente do governo turco que talvez não entenda perfeitamente as regras de um país que funciona constitucionalmente com base na separação dos poderes. 

(REPÓRTER) Estima-se que pelo menos 1 milhão e meio de armênios tenham sido assassinados em cidades do antigo Império Turco-Otomano. As razões para o massacre foram a alegada traição dos armênios, que teriam colaborado com o exército russo no início da Primeira Guerra Mundial.
10/06/2015, 01h11 - ATUALIZADO EM 10/06/2015, 01h11
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00