CPI pode ouvir presidente da filial no Brasil para explicar venda do banco — Rádio Senado

CPI pode ouvir presidente da filial no Brasil para explicar venda do banco

LOC: A CPI DO HSBC PODE CONVOCAR NOVAMENTE O PRESIDENTE DA FILIAL NO BRASIL PARA EXPLICAR A VENDA DO BANCO, ANUNCIADA EM COMUNICADO NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: DE ACORDO COM O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, GUILHERME BRANDÃO MENTIU À CPI QUANDO AFIRMOU QUE A FILIAL BRASILEIRA NÃO ENCERRARIA AS ATIVIDADES. REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Após o comunicado do banco HSBC de que pretende encerrar suas atividades no Brasil, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, afirmou que a CPI pode convocar novamente o presidente da filial no Brasil, Guilherme Brandão. De acordo com Randolfe, Guilherme Brandão mentiu à comissão quando negou que o banco poderia fechar sua filial no Brasil. Outra questão que a CPI pode investigar é o acordo firmado entre o banco e autoridades na Suíça, no qual o HSBC pagou 43 milhões de dólares para que as autoridades de Genebra encerrassem as investigações sobre os supostos crimes de lavagem de dinheiro cometidos pelo banco, como explica Randolfe. 

(Randolfe Rodrigues) Nós estaremos protocolizando hoje um requerimento para que seja compartilhado com a CPI o acordo firmado com o Ministério Público de Genebra, e o HSBC para que fosse convertido em multa os crimes cometidos lá na Suíça. Isso aprofunda a necessidade de investigação aqui no Brasil porque há um reconhecimento de que houve culpa nas operações do HSBC lá na Suíça. 

(Repórter) Segundo um comunicado oficial do HSBC, o banco concordou em pagar a multa equivalente a 135 milhões de reais por não ter conseguido evitar crimes financeiros. Com o pagamento, a ação criminal foi arquivada. Segundo Randolfe Rodrigues, os requerimentos de compartilhamento de informações e de convocação de Guilherme Brandão podem ser apresentados nos próximos dias em reunião da CPI.
09/06/2015, 09h02 - ATUALIZADO EM 09/06/2015, 09h02
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00