Senadores cobram do governo solução para empresas beneficiadas por energia mais barata — Rádio Senado

Senadores cobram do governo solução para empresas beneficiadas por energia mais barata

LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO UMA SOLUÇÃO PARA AS EMPRESAS BENEFICIADAS POR ENERGIA MAIS BARATA. 

LOC: EM MARÇO, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF VETOU A PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS ATÉ O ANO DE 2042. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC (Repórter) A bancada do Nordeste está preocupada com o prazo dos contratos das concessionárias geradoras de energia com as empresas eletrointensivas, que são as maiores consumidoras de energia elétrica. Diversas indústrias e fábricas foram atraídas para estados nordestinos em troca de tarifas subsidiadas de luz. O prazo para a oferta de energia mais barata termina no dia 30. O próprio Congresso Nacional aprovou a prorrogação desses contratos até o ano de 2042. Mas a medida foi derrubada pela presidente Dilma Rousseff, que ainda manteve o veto por uma diferença de dois votos com a promessa de uma solução. O presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, espera um acordo com o governo. 

(Renan) É uma matéria importante porque tem a ver com o Nordeste. Os eletrointensivos receberam como política industrial um estímulo na energia. Isso precisa definitivamente ser resolvido. 

REP: Apesar de ser contrário à inclusão de temas diferentes em medidas provisórias em discussão, o vice-líder do PT, senador Walter Pinheiro da Bahia, não descarta a prorrogação dos chamados eletrointensivos pela MP 670, que trata da correção da tabela do Imposto de Renda.  

(Walter) Não é uma matéria qualquer. Essa é a renovação dos contratos das principais empresas que têm condição de continuar com o processo de exportação. Nossa expectativa é que o governo mande um texto ainda para ser apreciada na MP 670 e resolva uma coisa que deveria ter sido resolvida há muito tempo. 

Repórter: Mesmo considerando o assunto relevante, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima da Paraíba, votará contra se a prorrogação dos eletrointensivos for feita na MP do Imposto de Renda. 

(Cássio) O PSDB tem se manifestado radicalmente contra esse tipo de procedimento. Vamos esperar o fechamento do relatório. Esse tema é importante indiscutivelmente. Ele pode ser bom no mérito, mas é ruim na fórmula. Manteremos nossa postura de votar contra. 

Repórter: O relator da MP do Imposto de Renda, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, negocia com o governo a solução dos eletrointensivos. Da Rádio Senado.
08/06/2015, 06h35 - ATUALIZADO EM 08/06/2015, 06h35
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00