CMA vai debater rombo de R$ 5 bilhões no fundo de pensão Postalis — Rádio Senado

CMA vai debater rombo de R$ 5 bilhões no fundo de pensão Postalis

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DISCUTE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA O ROMBO DE MAIS DE CINCO BILHÕES DE REAIS NO FUNDO DE PENSÃO POSTALLIS, DOS EMPREGADOS DOS CORREIOS. 

LOC: O AUTOR DO PEDIDO, SENADOR FLEXA RIBEIRO, LEMBROU QUE OS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ESTÃO PAGANDO A CONTA DAS FALHAS NA ADMINISTRAÇÃO DA ENTIDADE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que pediu a reunião, quer que os diretores da Postalis expliquem aos senadores o rombo de mais de 5 bilhões de reais nas contas do fundo de pensão dos funcionários da estatal. Flexa lembrou que os problemas de administração da Postalis começaram em 2008, mas não foram levados em conta pelo Governo Federal. Em 2013, o Ministério Público pediu ao TCU que investigasse a aplicação de recursos do fundo em ações do Grupo EBX, do empresário Eike Batista. Entre as operações controversas, também estão a compra de títulos da Argentina e da Venezuela e das dívidas da Universidade Gama Filho, instituição que já havia sido descredenciada pelo Ministério da Educação. Flexa lamentou que para pagar os prejuízos, os trabalhadores dos Correios que aderiram até 2008 ao Postalis vão descontar pelos próximos 15 anos um valor equivalente a 25 por cento de seus salários. 

(Flexa) Não podemos permitir que os carteiros e demais colaboradores dos correios sejam responsabilizados pelas irregularidades daqueles que estavam à frente da gestão do fundo. Estamos falando de 400 mil brasileiros e brasileiras que dependem e acreditaram no postallis como garantia de um futuro mais digno, tranquilo e seguro financeiramente.

(REPÓRTER) Além dos diretores da Postalis, participam da audiência pública dirigentes dos Correios e de sindicatos dos trabalhadores da estatal.
08/06/2015, 12h40 - ATUALIZADO EM 08/06/2015, 12h40
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00