CE vai debater com Janine expectativas para educação diante do ajuste fiscal — Rádio Senado

CE vai debater com Janine expectativas para educação diante do ajuste fiscal

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VAI OUVIR NA TERÇA-FEIRA O MINISTRO RENATO JANINE, QUE VAI APRESENTAR AS EXPECTATIVAS PARA O SETOR DIANTE DO CENÁRIO DE AJUSTE FISCAL. 

LOC: E AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEBATEM COM O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AS POLÍTICAS VOLTADAS PARA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE. QUEM TRAZ A AGENDA DAS COMISSÕES É O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Renato Janine Ribeiro assumiu o Ministério da Educação depois de uma crise política entre o ex-ministro Cid Gomes e deputados federais, que resultou na demissão de Gomes. Os senadores acreditam que o maior desafio de Janine, que tomou posse no início de abril, será cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, mesmo com o ajuste fiscal imposto pelo governo. Os cortes – que na Educação foram de quase nove bilhões e meio de reais, o terceiro maior entre todos os ministérios – atingiram o orçamento de dois importantes programas: o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, e o Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, vice-presidente da Comissão de Educação, quer saber quais metas do PNE serão afetadas pelo contingenciamento. 

(Fátima Bezerra) O grande desafio do novo ministro é como tirar do papel as generosas e desafiadoras metas do novo Plano Nacional de Educação. Tendo como foco nesse momento a questão da educação infantil, assim como a questão do debate do ensino médio, a reformulação do currículo, é outra agenda urgente. E a agenda de valorização do magistério brasileiro. 

(Repórter) Também na terça-feira, as comissões de Assuntos Econômicos e de Ciência e Tecnologia recebem, em audiência conjunta, o ministro Armando Monteiro, que vai apresentar as prioridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em especial as que forem voltadas para ciência, tecnologia, inovação e competitividade. Já a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização e Controle vai debater a crise no Postalis, o fundo de pensão dos servidores dos Correios. Na quarta, a CMA volta a se reunir, em conjunto com a Comissão de Infraestrutura, para uma audiência pública com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, para apresentar as metas do ministério. E a Comissão de Relações Exteriores tem duas reuniões agendadas: na terça analisa quatro indicações para embaixadores; e na quinta vota a nova Lei de Migração e debate os rumos da política externa brasileira. Foram convidados o jornalista Willian Waack e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. 

LOC: NA SEGUNDA-FEIRA, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O IMPACTO DAS MEDIDAS ECONÔMICAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA. 

LOC: FORAM CONVIDADOS REPRESENTANTES DOS MINISTÉRIOS DA FAZENDA, DA EDUCAÇÃO, DO PLANEJAMENTO E DA IGUALDADE RACIAL, ALÉM DE ESPECIALISTAS.
05/06/2015, 03h26 - ATUALIZADO EM 05/06/2015, 03h26
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00