Senado aprova criação do banco do Brics — Rádio Senado

Senado aprova criação do banco do Brics

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DO NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO. COM SEDE EM XANGAI, CHINA, O CHAMADO “BANCO DO BRICS” DEVE AMPLIAR A OFERTA DE FINANCIAMENTO PARA INFRAESTRUTURA. 

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO O “ARRANJO CONTINGENTE DE RESERVAS DO BRICS” – ACR - MECANISMO DE SOCORRO FINANCEIRO ENTRE OS PAÍSES DO GRUPO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Os acordos foram assinados em Fortaleza, em julho do ano passado, por autoridades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O ACR é um novo mecanismo para reforçar as defesas econômicas dos países do BRICS. Segundo o relator, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, a preocupação em criar esse instrumento de crédito ganhou força após a crise de 2008. Os países membros do grupo se comprometem a colocar à disposição reservas internacionais que totalizam 100 bilhões de dólares. Já o novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, dará prioridade a projetos de infraestrutura e logística. Estará aberto à participação de qualquer país das Nações Unidas. Mas, como destacou Delcídio do Amaral, os membros do Brics manterão conjuntamente 55% dos votos, garantindo ao grupo uma forte estrutura de controle. 

(DELCÍDIO) esse banco também é uma inovação e reflexo dessa nova economia que vivemos, portanto é um avanço, apesar de não termos rompido com Bretton Woods, na verdade, são variantes que vão surgindo em função da dinâmica econômica e necessidade de proteção e investimentos que especialmente os Brics exigem. 

(REPÓRTER) O senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais ressaltou que a experiência tem demonstrado que organismos multilaterais são importantes para a recuperação econômica dos países 

(ANASTASIA) Acredito que a criação desse banco, permitirá, focando na infraestrutura, condições para que nós no Brasil tenhamos mais uma fonte de financiamento importante para avançar na questão tão delicada que hoje nos aflige que é exatamente o grande gap de infraestrutura que temos no Brasil 

(REPÓRTER) O capital inicial subscrito do Banco, de 50 bilhões de dólares, será distribuído igualmente entre os membros fundadores. Já o poder de voto de cada um será igual à participação acionária.
03/06/2015, 01h11 - ATUALIZADO EM 03/06/2015, 01h11
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00