Plenário elege os integrantes do Conselho de Ética do Senado — Rádio Senado

Plenário elege os integrantes do Conselho de Ética do Senado

LOC: O PLENÁRIO ELEGEU NESTA TERÇA-FEIRA OS INTEGRANTES DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR DO SENADO.  

LOC: OS NOMES FORAM INDICADOS PELOS LÍDERES PARTIDÁRIOS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi criado pela resolução do Senado número 20 de 1993. Os conselheiros atuam na apuração de denúncias ocorridas durante o exercício do mandato de senador e avaliam se houve quebra de decoro. De acordo com a resolução, são incompatíveis com a ética parlamentar o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional, o recebimento de vantagens indevidas e a prática de irregularidades graves. Os conselheiros têm mandato de dois anos e os nomes dos titulares foram anunciados em plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas 

(RENAN) Pelo bloco de apoio ao governo: José Pimentel, Regina Sousa, Lasier Martins. Pelo bloco da maioria: João Alberto Souza, Romero Jucá, Oto Alencar, Sérgio Petecão. Pelo bloco de oposição: Wilder Morais. Pelo bloco socialismo e democracia: Randolfe Rodrigues e João Capiberibe. E pelo bloco união e força: Elmano Férrer. 

(REPÓRTER) O Conselho de Ética pode aplicar aos senadores que quebrarem o decoro parlamentar as seguintes medidas disciplinares: advertência, censura, suspensão temporária do exercício do mandato e perda do mandato. Com a escolha dos conselheiros concluída, os senadores vão convocar a primeira reunião do colegiado, em data ainda a ser definida, para a eleição do presidente e vice-presidente. Da Rádio Senado, Maurício de Santi. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE SÉRGIO DE ASSIS LOBO PARA O CARGO DE DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES.
02/06/2015, 07h25 - ATUALIZADO EM 02/06/2015, 07h25
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00