CCT debate transição para a TV digital — Rádio Senado

CCT debate transição para a TV digital

LOC: TODOS OS TELEVISORES DO BRASIL DEVERÃO TER SINAL DIGITAL A PARTIR DE 2018. É O QUE DETERMINA PORTARIA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES DEBATIDA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.  

LOC: ESPECIALISTAS E SENADORES DISCUTIRAM A TRANSIÇÃO PARA A TV DIGITAL E O ACESSO DA POPULAÇÃO AO NOVO SISTEMA. EM ALGUNS CASOS, O CONSUMIDOR TERÁ QUE ADQUIRIR UM CONVERSOR PARA ASSISTIR ÀS TRANSMISSÕES DE TELEVISÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) Rodrigo Zerbone, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV – Gired - explicou que a transição para a tv digital no país começou em 2006 com a escolha do padrão brasileiro. E até 2018 todas as televisões deverão ter sinal digital. Zerbone explicou que a nova tecnologia oferece imagem melhor e capacidade de multiprogramação, além de recepção móvel e interatividade. A faixa de 700 Megahertz a ser usada também vai ampliar a área de cobertura. Ele informou que a liberação da faixa analógica de rádiofrequência vai permitir ainda a ampliação do serviço de banda larga móvel de quarta geração, o 4G: 

(Rodrigo Zerbone) A agente precisa desligar a tv analógica para que essa faixa possa ser utilizada para a ampliação da cobertura de banda larga de quarta geração no Brasil, indo para o interior e inclusive áreas rurais. 

(Repórter) A condição para desligamento da TV analógica é que 93 por cento dos domicílios da localidade tenham acesso à tv digital – o que significa ter um televisor capaz de receber o sinal, como os de tela fina, ou com antena UHF e VHF ou um aparelho antigo mas com um conversor. O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, que pediu a audiência, destacou a necessidade de garantir acesso da população de menor renda aos equipamentos para a tv digital. 

(Hélio José) nossa preocupação se baseia no fato de que a portaria 481 do ministério das comunicações estabelece a distribuição gratuita dos equipamentos, para essas famílias, mas não prevê a sua instalação, o que pode inviabilizar o acesso. 

(Repórter) Quem tiver dúvidas sobre a implantação da TV digital pode ligar para a Central de Atendimento do Gired, no número 147, ou acessar a página na Internet: vocenatvdigital.com.br .
02/06/2015, 01h39 - ATUALIZADO EM 02/06/2015, 01h39
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00