Renan afirma que Senado deve manter o fim da reeleição — Rádio Senado

Renan afirma que Senado deve manter o fim da reeleição

LOC: OS SENADORES DEVEM MANTER A DECISÃO DOS DEPUTADOS SOBRE O FIM DA REELEIÇÃO. 

LOC: MAS QUEREM AVANÇAR NA REFORMA POLÍTICA COM MUDANÇAS NO FINANCIAMENTO DE CAMPANHA, COINCIDÊNCIA DAS ELEIÇÕES E NA ESCOLHA DE SUPLENTE DE SENADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A Câmara dos Deputados deve concluir neste mês a votação da Reforma Política. Entre os itens já aprovados que contam com o apoio dos senadores está o fim da reeleição para cargos no Executivo. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, considera um avanço essa mudança. (Renan) Sou favorável ao fim da reeleição. Acho que essa é a grande reforma. A reeleição acaba sendo a fonte de todos os desvios. Já havia chegado a hora de acabarmos com ela. O sentimento do Senado é exatamente igual ao sentimento da Câmara com relação ao fim da reeleição. 

REPÓRTER: O PSDB, responsável por aprovar a reeleição em 1997, admite que votará contra um novo mandato consecutivo para os cargos de presidente da República, governador e prefeito. O presidente do partido, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, negou constrangimento com a posição da legenda. Ele argumentou que o uso da máquina pública justifica o fim da reeleição. 

(Aécio) Acho que vivemos a experiência da reeleição. A minha avaliação é que, nos municípios, a força dos prefeitos no cargo é avassaladora. Agora no plano nacional, a forma como o governo agiu acabou por desmoralizar a reeleição. Estou convencido de que o melhor para o Brasil hoje é mandato de cinco anos sem reeleição. 

REPÓRTER: Já o PT, que foi contrário à reeleição, sinaliza querer manter o segundo mandato seguido para o Poder Executivo. O líder do partido, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que a maioria da bancada é favorável ao modelo atual, embora outra parte defenda alteração. 

(H.Costa) Se não houver uma posição do partido por uma coisa ou outra, nós vamos liberar a bancada para votar. Porque existe uma posição formal contra a reeleição, mas reconheço que não tenho certeza se é isso que o PT pensa hoje. 

REPÓRTER: Os partidos favoráveis ao fim da reeleição defendem também um mandato de 5 anos para todos os cargos e coincidência das eleições.
01/06/2015, 06h18 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 06h18
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00