MP que aumenta tributação dos bancos já recebeu 193 emendas — Rádio Senado

MP que aumenta tributação dos bancos já recebeu 193 emendas

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUMENTA DE 15 PARA 20% A TRIBUTAÇÃO DOS BANCOS JÁ RECEBEU 193 EMENDAS.  

LOC: PARA QUE A PROPOSTA COMECE A SER DISCUTIDA, É PRECISO INSTALAR A COMISSÃO, ELEGER O PRESIDENTE, O VICE E O RELATOR. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES. 

(Repórter) A Medida Provisória 675 aumenta de 15 para 20% a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido dos bancos. Com a proposta, o governo espera arrecadar de três a quatro bilhões de reais a mais. O aumento da contribuição também vai atingir corretoras de câmbio, distribuidoras de valores mobiliários, seguradoras, empresas de capitalização e administradoras de cartão de crédito. A medida faz parte do ajuste fiscal que já alterou benefícios como o seguro-desemprego, o abono salarial e a pensão por morte. Na avaliação do senador Reguffe, do PDT do Distrito Federal, o governo acertou ao aumentar a contribuição dessas instituições. 

(Reguffe) “O Governo tomou uma medida extremamente corajosa. Os bancos, eles ano após ano, eles apresentam lucros exorbitantes, estratosféricos, cada ano aumentam os lucros dos bancos. Eu sempre fui um defensor de que os bancos pagassem mais. Agora, deveria ter aumentado ainda mais, porque, o Imposto de Renda da Pessoa Física temos uma tributação de 27,5%”. 

(Repórter) Para a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, a medida provisória é uma das iniciativas mais importantes do pacote de ajuste fiscal. 

(Gleisi Hoffmann) “Uma medida tomada pela Presidenta Dilma que eu considero uma das medidas mais importantes nesse pacote de ajuste fiscal. Sei que ainda temos muito que avançar, mas, com certeza, é uma medida importante”. (Iara): Já o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, alertou para a possibilidade de os bancos formarem oligopólios e aumentarem a taxa de juros para compensar a perda nos lucros. 

(Cristovam Buarque) “Os bancos aumentariam a taxa de juros. Então, no fim, eles iam ficar com o mesmo valor absoluto dos lucros e os tomadores de empréstimo é que pagariam a Contribuição Social do Lucro Líquido dos bancos”. 

(Repórter) A MP vai ser analisada por uma comissão mista formada por deputados e senadores. Se aprovada, segue para votação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.  

A DATA DA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA E A ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA E RELATORIA AINDA SERÃO DEFINIDAS. A NOVA REGRA VALE A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO, POR CAUSA DA NOVENTENA, PERÍODO DE 90 DIAS PARA VIGÊNCIA A PARTIR DA PUBLICAÇÃO.
01/06/2015, 06h18 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 06h18
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00