Senado vai comemorar 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral — Rádio Senado

Senado vai comemorar 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral

LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO VAI COMEMORAR, NESTA SEGUNDA-FEIRA, OS 70 ANOS DA REINSTALAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. 

LOC: AS ATIVIDADES DA JUSTIÇA ELEITORAL FICARAM PARALISADAS APENAS DURANTE A DITADURA DO ESTADO NOVO, NA ERA VARGAS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Criada em 1932, a Justiça Eleitoral teve seus trabalhos interrompidos durante o Estado Novo, na Era Vargas, entre 1937 a 1945. A partir de um decreto em 1945, os trabalhos do Tribunal Superior Eleitoral foram reestabelecidos. E, para comemorar os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral, o plenário do Senado promove uma sessão especial nesta segunda-feira, às 11 da manhã. Para o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, os obstáculos superados pela Justiça Eleitoral fizeram com que o Brasil tenha, hoje, uma democracia plena que serve de exemplo para vários países. 

(Acir Gurgacz) Nós temos que realmente comemorar essa data histórica de 70 anos da Justiça Eleitoral, que tem feito um trabalho exemplar para outros países que tem democracia e que não tem uma Justiça Eleitoral como no Brasil, ágil, rápida e eficiente. Vamos comemorar esses setenta anos de muito trabalho, muitos desafios que foram vencidos pela Justiça eleitoral, de modo que nós temos hoje essa democracia plena. 

(Repórter) A Justiça Eleitoral soma vários avanços nos últimos 70 anos, a urna eletrônica e a identificação biométrica são alguns deles. Acir Gurgacz ressalta que a Justiça Eleitoral é de fundamental importância para o processo democrático do país.  

(Acir Gurgacz) E a Justiça Eleitoral sendo a guardiã da democracia brasileira, com a tecnologia tendo as eleições tranquila com apurações rápidas. E se a Justiça Eleitoral continuar evoluindo da maneira que está, acompanha a evolução da população brasileira, do desenvolvimento do Brasil, e vem cada vez mais consolidar a nossa democracia. 

(Repórter) A sessão solene contará com a participação dos Ministros do TSE Henrique Neves e do STJ João Otávio de Noronha e do presidente nacional da OAB Marcus Vinícius Furtado Coelho.
29/05/2015, 06h40 - ATUALIZADO EM 29/05/2015, 06h40
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00