CRA debate desenvolvimento da aquicultura em Tocantins — Rádio Senado

CRA debate desenvolvimento da aquicultura em Tocantins

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA FOI A TOCANTINS PARA DEBATER O DESENVOLVIMENTO DA PESCA E DA AQUICULTURA NO ESTADO. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DISCUTIRAM AS VANTAGENS DA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA.

(Repórter) A audiência em Palmas tratou das vantagens da aplicação da agricultura de baixa emissão de carbono. Desde 2010, o Tocantins adotou práticas pioneiras em suas propriedades rurais que ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária. A medida ajuda a cumprir os compromissos firmados na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Também foi apresentado um panorama geral da aquicultura e pesca no Tocantins. A presidente da Comissão de Agricultura, Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, elencou algumas das principais barreiras enfrentadas pelos produtores do estado que precisam ser vencidas. 

(Ana Amélia) “Microdificuldade da logística, que é lá do pescador para levar para o mercado, para a feira. E a macrogargalo da logística. É tirar o peixe de Tocantins, mandar para a Ásia, mandar para a China. Aí é que está o x da questão e não é só para a piscicultura.” 

(Repórter) O senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, se disse entusiasmado com as perspectivas de produção do estado, situado na Amazônia, região de grande abundância hídrica. 

(Dário Berger) “Tem um potencial enorme a ser explorado, haja visto que 8% da água doce do Brasil encontra-se na região do Tocantins.Então é uma área propícia para que essa economia da piscicultura possa se desenvolver.” 

(Repórter) O senador Donizeti Nogueira, do PT do Tocantins, autor do requerimento para a realização da audiência, destacou a importância do debate neste momento de crise hídrica em alguns estados. 

(Donizeti Nogueira) “Nós vivemos por um lado uma crise hídrica. A agricultura de baixo carbono tem a ver com isso. Temos aqui no nosso estado milhares e milhares de hectares em espelho d’água para a produção de peixe.” 

(Repórter) Esta foi a sexta audiência pública interativa organizada pela Comissão de Agricultura, que desde o início do ano tem viajado o País para debater, nos próprios estados, temas relevantes para o desenvolvimento da agricultura local e nacional.
29/05/2015, 05h56 - ATUALIZADO EM 29/05/2015, 05h56
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00