CE dabate situação portadores de lúpus — Rádio Senado

CE dabate situação portadores de lúpus

LOC: A DEMORA NO DIAGNÓSTICO E AS FALHAS NO TRATAMENTO SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DOS PORTADORES DE LÚPUS. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA A SITUAÇÃO DESSAS PESSOAS. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: A operadora de saúde, ela infelizmente muitas vezes ela começa o tratamento, só que ela brinca conosco. Porque ela nos larga no meio do caminho, exclui de cobertura do Lúpus. 

(Repórter) Carlos Eduardo Tenório relatou as dificuldades de quem convive com o Lúpus, uma doença inflamatória crônica autoimune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra si. Apesar de atingir 150 a cada 100 mil brasileiros, a doença ainda é pouco conhecida pela população. Carlos Eduardo denuncia que o atendimento é falho, tanto na rede pública quanto nos planos de saúde. Ele teve tratamento inadequado dos 13 aos 32 anos porque o diagnóstico correto não chegava. O médico Roger Abramino Levy explicou que o despreparo das equipes de saúde para reconhecer os sintomas e a medicação errada podem causar danos permanentes que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

(Roger Abramino Levy) A gente tem que tratar a doença, melhorar o quadro clínico, mas poupar ao máximo os efeitos colaterais dos tratamentos. O dano acumulado do corticoide pode causar osteoporose, pode causar diabetes, inchaço, glaucoma, catarata. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Educação, senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, ouviu vários relatos de pacientes e especialistas e fez um desabafo contra o Sistema Único de Saúde. 

(Romário) O SUS é na verdade um faz de conta que existe. Ele é a cara do nosso governo hoje, o PT, desculpe aí aqueles petistas. Eles falam, demonstram, fazem gesto mas na verdade, na prática 100% é diferente do que é a realidade e é 100% diferente do que é a necessidade dessas pessoas portadoras – não vou dizer nem dessas doenças complexas como o Lúpus – qualquer tipo de doença. 

(Repórter) O senador Romário anunciou também a apresentação de um projeto para conscientizar a população sobre o Lúpus. A proposta prevê entre outras ações o saque do FGTS para portadores da doença, a prioridade no Programa Universidade Para Todos e a isenção de IPI na compra de automóveis.
28/05/2015, 03h56 - ATUALIZADO EM 28/05/2015, 03h56
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00