CCT debate projeto que proíbe uso de animais em pesquisas e testes — Rádio Senado

CCT debate projeto que proíbe uso de animais em pesquisas e testes

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO QUE PROÍBE O USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS E TESTES DE LABORATÓRIOS PARA A FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS OU PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL.  

LOC: O PROJETO DE LEI DA CÂMARA QUE TRATA DO ASSUNTO TRAMITA EM CONJUNTO COM DOIS PROJETOS DO SENADO, DO SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, E DO SENADOR ALVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, presidente da Comissão e relator da matéria, disse que a proibição do uso de animais em pesquisas é assunto complexo, pois envolve também diferenciar pesquisas relacionadas a cosméticos e doenças. 

(CRISTOVAM) tenho estado envolvido nisso, uma das razões pelas quais aceitei na hora, pela simpatia com a necessidade de proteção dos animais e pela preocupação da dificuldade de decidir os limites disso. 

(REPÓRTER) José Mauro Granjeiro, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação defendeu o texto que veio da Câmara, e destacou a ressalva feita para ingredientes com efeitos desconhecidos. 

(GRANJEIRO) Essa ressalva é importante por duas razões, primeiro contribui para a segurança da população por não permitir que um ingrediente novo não testado seja utilizado em cosmético, segundo contempla um período necessário para a implementação de um método alternativo. 

(REPÓRTER) Tales de Astrogildo, Professor da Universidade Federal de Alfenas, ressaltou que proibir os testes com animais é inovar e alinhar a política regulatória do Brasil com uma prática aprovada pela ciência e mercado. 

(TALES) com a proibição é possível que passemos a investir mais no desenvolvimento de métodos substitutivos pois criamos uma situação imperativa ao setor industrial. 

(REPÓRTER) Vânia de Fátima Nunes, do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, lembrou que a União Européia já proíbe a venda e a fabricação de cosméticos testados em animais desde 2013. 

(VANIA) se a gente mantiver a lei como ela está, quais são os riscos que a gente corre? vamos estar autorizando de fato as empresas a continuarem a usar os animais para testes, e vamos manter ad eterno o uso sem se preocupar com o desenvolvimento de testes e avaliações seguras e alternativas ao uso de animais. 

(REPÓRTER) Segundo Vânia Nunes, testes em animais não são capazes de prever os efeitos em humanos de uma maneira segura.
26/05/2015, 12h52 - ATUALIZADO EM 26/05/2015, 12h52
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00