Brasília recebe XII Marcha dos Prefeitos a partir desta terça-feira — Rádio Senado

Brasília recebe XII Marcha dos Prefeitos a partir desta terça-feira

LOC: IMPACTOS DO AJUSTE FISCAL, PISO DOS PROFESSORES E PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL SÃO OS PRINCIPAIS ITENS DA PAUTA DA MARCHA DOS PREFEITOS. 

LOC: O EVENTO ACONTECE EM BRASÍLIA A PARTIR DESSA TERÇA-FEIRA E VAI RECEBER SENADORES, DEPUTADOS E GOVERNADORES PARA DEBATER A AGENDA FEDERATIVA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O objetivo do encontro de prefeitos é pedir socorro ao Congresso Nacional em relação a programas subfinanciados, o impacto do ajuste fiscal e a municipalização dos serviços públicos. Além disso, a Confederação Nacional dos Municípios tem citado o pagamento do piso salarial dos professores como um dos principais problemas das prefeituras. O senador José Medeiros, do PPS do Mato Grosso, afirmou que os prefeitos chegam a Brasília em uma situação de penúria.  

(José Medeiros) “O certo é que as prefeituras não têm dinheiro. Na educação, foi convencionado um piso nacional, mas não se falou que jeito que ia pagar esse piso. E a grande maioria das prefeituras não consegue pagar o piso. É o mínimo que se poderia pagar os professores, mas esse mínimo também não está podendo ser pago, eles não estão conseguindo.” 

(Repórter) A CNM também questiona o corte de 69 bilhões no orçamento, anunciado pelo Governo na última sexta-feira. A Confederação criticou principalmente o fato de a maior redução ser no Ministério das Cidades, que terá menos 17 bilhões. A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, defendeu que o contingenciamento orçamentário já era esperado e que os próprios municípios também estão cortando despesas. 

(Gleisi Hoffmann) “Nós já estamos acostumados a fazer contingenciamento no orçamento. Realmente este contingenciamento é maior, mas justificável pelo momento que nós estamos passando. Os próprios municípios também estão fazendo cortes e ajustes. Mas eu acredito que isso seja um momento, nos vamos conseguir superar. E o que é importante é que os principais programas não vão ser afetados. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, irá participar da Marcha na quarta-feira. Ele já anunciou a instalação de uma comissão exclusiva para tratar de temas do pacto federativo no Senado.
25/05/2015, 07h01 - ATUALIZADO EM 25/05/2015, 07h01
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00