Viana quer debater na CRE situação de haitianos que chegam ao Brasil — Rádio Senado

Viana quer debater na CRE situação de haitianos que chegam ao Brasil

LOC: A QUESTÃO DOS IMIGRANTES HAITIANOS NO ACRE VEM SE AGRAVANDO NOS ÚLTIMOS MESES. SÓ EM ABRIL, MAIS DE MIL E QUATROCENTOS CIDADÃOS DO HAITI CHEGARAM AO ESTADO COMO PORTA DE ENTRADA AO BRASIL. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, AO PROPOR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL SOBRE O QUE DESCREVE COMO SITUAÇÃO CRÍTICA NO ESTADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O objetivo do senador Jorge Viana, do PT do Acre, é debater a situação que considera cada vez mais grave no seu estado, onde 40 mil haitianos chegaram nos últimos quatro anos. Segundo Jorge Viana, só na última quarta feira, 200 imigrantes entraram na capital Rio Branco. Para o senador, a situação é tão complexa que já ameaça causar um conflito entre o governo federal, o governo do Acre e os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, para onde grupos de imigrantes têm sido enviados. 

(JORGE VIANA) Agora chegam centenas, e o estado está tendo que há quatro anos lidar com isso. É um tema que o mundo inteiro debate hoje, a Ásia não sabe como fazer, a Europa enfrenta um seríssimo problema nesse aspecto e chegou ao nosso país. Eu diria que no mundo hoje nas relações exteriores é o principal debate. 

(REPÓRTER) Na quinta-feira, o governador do Acre, Tião Viana, o ministro chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniram em Brasília em busca de uma solução. Entre as decisões anunciadas está intensificar o combate aos "coiotes", que exploram a imigração ilegal, e aumentar a concessão de vistos ainda em Porto Príncipe, capital do Haiti, para imigrantes legais. Para Jorge Viana, entretanto, essas medidas não vão resolver o problema em definitivo. 

(JORGE VIANA) são paliativas, não vão resolver porque 40 mil já passaram, e está aumentando o número, nesse mês de abril foram 1412 haitianos que chegaram no Acre num único mês, nesse ano foram já 5 mil de janeiro para cá. São situações gravíssimas que já bateram na nossa porta, já estão dentro do nosso país. 

(REPÓRTER) O requerimento do senador Jorge Viana para a audiência pública deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Relações Exteriores.
22/05/2015, 12h56 - ATUALIZADO EM 22/05/2015, 12h56
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00