Senado apura denúncias de violação de direitos humanos no DF — Rádio Senado

Senado apura denúncias de violação de direitos humanos no DF

LOC: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO APURA DENÚNCIAS DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NO DISTRITO FEDERAL. 

LOC: MEMBRO TITULAR DA CDH, O SENADOR HÉLIO JOSÉ, DO PSD DO DISTRITO FEDERAL, VISITOU O ASSENTAMENTO ONDE ESTARIAM OCORRENDO AS VIOLAÇÕES. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC (Repórter) A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa recebeu denúncias de violação dos diretos humanos ocorridas em acampamento de trabalhadores rurais sem terra em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal localizada a vinte quilômetros de Brasília. O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, membro titular da comissão, foi até a comunidade para apurar as denúncias. O senador destacou que a diligência foi uma oportunidade de conhecer melhor os problemas enfrentados pelos trabalhadores. 

(Hélio José) Essa diligência foi motivada porque havia uma ameaça de morta contra a coordenadora do assentamento, a senhora Josefa Francisca. Nesse debate nós pudemos coletar todas as impressões e dar oportunidade de fala para senhora Josefa, aos membros da FETRAF/ DF, da Contag,do assentamento, as autoridades do INCRA e da segurança pública.

(Repórter) De acordo com denúncias recebidas pela Comissão de Direitos Humanos, a ação de grileiros dificulta o assentamento definitivo das famílias. Hélio José disse que as terras de propriedade da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal, TERRACAP, já foram destinadas a reforma agrária. O senador vai entregar à CDH um relatório com todos os problemas encontrados no assentamento. 

(Hélio José) Um relatório será elaborado esclarecendo a situação real do assentamento, solicitando a pacificação de toda e qualquer possibilidade de violência e solicitando as autoridades do Distrito Federal que garantam a paz e a ordem para que o assentamento possa ser realizado.

(Repórter) O acampamento abriga cerca de 200 famílias há cinco anos. Da Rádio Senado.
22/05/2015, 05h53 - ATUALIZADO EM 22/05/2015, 05h53
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00