Ministro da Defesa diz que orçamento da pasta é baixo — Rádio Senado

Ministro da Defesa diz que orçamento da pasta é baixo

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL OUVIU O MINISTRO DA DEFESA, JAQUES WAGNER.  

LOC: NA PRIMEIRA AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DESDE QUE TOMOU POSSE COMO MINISTRO, JAQUES WAGNER DESTACOU QUE O ORÇAMENTO PARA A DEFESA É BAIXO, QUE AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREPARADAS PARA ATUAR NAS OLIMPÍADAS E QUE A MISSÃO DO BRASIL NO HAITI TERMINA NO ANO QUE VEM. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O ministro Jaques Wagner afirmou que o orçamento da Defesa é o sétimo da Esplanada, descontado o gasto com pessoal. Segundo ele, o orçamento é inferior à média sul-americana e à recomendação internacional 

(JAQUES) Estamos com um e meio por cento do PIB quando na América do Sul é 2,3; nos Brics, 2,5; ou seja, estamos abaixo e precisaremos avançar nisso ai se quisermos fazer o desenvolvimento que nós queremos. 

(REPÓRTER) Ele explicou que o orçamento da Defesa previsto para 2015 é de 78 bilhões de Reais, mas somente 23 bilhões são para investimento. O restante vai para pagamento de pessoal ativo, inativo e pensionista. Sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos no Rio, Jaques Wagner disse que será usado o modelo bem sucedido da Copa do Mundo, mas com adaptações, como credenciamento mais rigoroso. 

(JAQUES) nos jogos olímpicos vamos ter o envolvimento de 37 mil militares das três forças. evidente que nossa tarefa primeira não é o policiamento, que está mais a cargo da polícia militar e civil do estado. 

(REPÓRTER) O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, autor do pedido para a audiência, destacou a necessidade de modernização das Forças Armadas. E citou, entre os programas estratégicos, o Sifron, Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, cuja implantação foi adiada. 

(FERRAÇO) esse programa deveria ser efetivado em dez anos, e pela forma como o fluxo orçamentário e financeiro está se desenvolvendo podemos estimar que em cinquenta anos esse programa não estará se consolidando. 

(REPÓRTER) O ministro respondeu que programas de defesa como o Sisfron, são de longo prazo e deveriam ficar fora dos cortes orçamentários. Jaques Wagner também assegurou que até o final de 2016, todos os 850 militares brasileiros em missão de paz no Haiti estarão de volta ao brasil.
21/05/2015, 02h38 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 02h38
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00