CRA debate importância da Embrapa para avanço da agropecuária no Brasil — Rádio Senado

CRA debate importância da Embrapa para avanço da agropecuária no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA A IMPORTÂNCIA DA EMBRAPA PARA O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL.  

LOC: OS SENADORES ELOGIARAM A TRAJETÓRIA DA EMPRESA, MAS LAMENTARAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PARA TRANSFERIR AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PEQUENO PRODUTOR. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Maurício Lopes, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa e apontou os impactos das pesquisas na agricultura, pecuária e no meio ambiente. Entre outras atividades, os estudos envolvem a produção de grãos, frutas e carnes, fertilizantes, defensivos agrícolas e os ecossistemas nacionais, como o Cerrado. Maurício Lopes disse que a produção científica reconhecida internacionalmente trouxe bons resultados para a economia e beneficiou os produtores e a população ao aumentar a oferta e baratear o preço dos alimentos 

(MAURÍCIO) A quantidade de produtos, processos, serviços e informação que nossa empresa produz é desconhecida da grande maioria do público. A fixação biológica de nitrogênio, por exemplo,é uma tecnologia que só neste ano vai economizar 12 bilhões de reais para a agricultura brasileiras. Porque não precisamos usar adubos nitrogenados. Os avanços na pecuária. Nós temos hoje o terceiro maior banco genético do planeta. 

(REPÓRTER) Os senadores elogiaram a trajetória da entidade, que completou 42 anos, tem um orçamento de quase três bilhões de reais, está presente em todas as regiões do país e conta com cerca de 2500 pesquisadores, 2000 deles com doutorado. E destacaram o papel da Embrapa no aumento da produção e nas exportações agrícolas. Mas lamentaram que muitas vezes as pesquisas demoram para chegar no campo, principalmente para os pequenos produtores, como explicou o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. 

(Moka) Pra que a gente possa gerar pesquisa e subvencionar o que chega ao pequeno agricultor. Tem que fazer chegar ao pequeno, a extensão. Você gera uma pesquisa, é uma coisa importante, não só gerar a pesquisa mas fazer com que a pesquisa chegue na ponta. 

(REPÓRTER) Para garantir o acesso às novas tecnologias e a assistência técnica aos produtores rurais, o presidente da Embrapa explicou que o Brasil deveria contar com 70 mil técnicos no campo, como agrônomos e veterinários. Atualmente, o país conta com cerca de 20 mil desses profissionais.
21/05/2015, 01h46 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 01h46
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00