Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante — Rádio Senado

Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante

LOC: CONGRESSO NACIONAL LANÇA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. 

LOC: O OBJETIVO É AUMENTAR O NÚMERO DE MATRÍCULAS NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA 

(Repórter) Liderada pela senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, e pela deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissional foi lançada nesta quarta-feira. Mais de 200 parlamentares compõem o grupo, que conta também com a participação de reitores de institutos federais de educação profissional e tecnológica. A frente pretende lutar para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação para a educação profissionalizante nos próximos três anos. 

(Fátima Bezerra) Nós queremos lutar para que tenhamos a continuidade e avancemos mais ainda no que diz respeito ao plano de expansão e fortalecimento do ensino profissionalizante. Em 100 anos, nós tínhamos 140 escolas técnicas em todo o país. Em 12 anos, os governos Lula e o primeiro mandato da ‘presidenta’ Dilma, nós já chegamos a 562 novas escolas. 

(Repórter) No mínimo, 30% de matrículas no Ensino Médio devem ser destinadas à educação profissional e tecnológica. De acordo com Fátima Bezerra, a taxa de matrículas na Europa é de 35%, enquanto no Brasil, é de 13,75%. Ampliar e aperfeiçoar o Pronatec e incentivar a criação de redes estaduais de ensino profissional também são metas destacadas pela senadora. Outro objetivo da frente é mobilizar o Congresso para a aprovação do Projeto de Lei 2.245 de 2007, que regulamenta a profissão de tecnólogo. 

(Fátima Bezerra) Esse projeto de lei está tramitando desde 2007, está na Câmara, eu fui a relatora, mas, infelizmente, ele travou. Então, uma das prioridades nossas, também, é ajudar no processo para que a aprovação desse processo seja concluída.  

(Repórter) Para a senadora, a falta de legislação que reconheça o tecnólogo é um paradoxo em relação ao avanço do ensino profissionalizante no país.
20/05/2015, 07h06 - ATUALIZADO EM 20/05/2015, 07h06
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00