Ataídes vai presidir CPI para investigar irregularidades no Carf — Rádio Senado

Ataídes vai presidir CPI para investigar irregularidades no Carf

LOC: SENADORES DEFINEM CARGOS NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES NO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS, O CARF. 

LOC: A PRESIDÊNCIA DA CPI VAI FICAR COM O SENADOR ATAÍDES DE OLIVEIRA, DO PSDB DE TOCANTINS, JÁ A RELATÓRIO FICA A CARGO DA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC (Repórter) A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, definiu como presidente o senador Ataídes de Oliveira, do PSDB de Tocantins. A CPI vai Investigar um esquema que teria causado prejuízos de cerca 19 bilhões de reais com a sonegação de tributos. Em março uma operação da Polícia Federal, batizada de ‘Zelotes’, descobriu que membros do conselho alteravam os valores de multas aplicadas pela Receita Federal beneficiando empresas e pessoas físicas. Ataídes de Oliveira disse que o primeiro passo da comissão será o de solicitar as informações sobre as investigações. 

(Ataídes) Nós aprovamos hoje três requerimentos solicitando a remesa de todos os documentos da operação Zelotes, que foi feito através do Ministério Público Federal e também da Polícia Federal e ai sim teremos um ponto de partida. 

(Repórter) Para a vice-presidência foi escolhido o senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins. Já a relatoria ficou com a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas. A senadora acredita que grande parte dos recursos sonegados será recuperada. 

(Grazziotin) Baseado no que já tivemos até hoje no Brasil de retorno de recursos públicos desviados, a gente pode considerar um novo momento na história do Brasil da investigação que dá resultado. O resultado não é só punir, não é só prender, mas é trazer a público aquilo que nunca deveria ter saído dos cofres públicos. 

(Repórter) A Comissão vai funcionar por um prazo de 120 dias. Da Rádio Senado.
19/05/2015, 06h35 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 06h35
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00