Hélio José destaca importância da Defensoria Pública — Rádio Senado

Hélio José destaca importância da Defensoria Pública

LOC: SENADOR HÉLIO JOSÉ DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DEFENSORIA PÚBLICA. 

LOC: PAÍS TEM DÉFICIT DE DEFENSORES PÚBLICOS POR ESTADO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, destacou a falta de defensores públicos nos estados, e importância do trabalho desses profissionais. No Dia da Defensoria Pública no Brasil, comemorado em 19 de maio, o senador acredita que o órgão não é valorizado de forma adequada. Segundo Hélio José, os cidadãos brasileiros ainda estão muito longe de ter os direitos fundamentais garantidos, apesar dos avanços nos últimos anos. 

(Hélio José) Como pensar que as pessoas sem recursos financeiros teriam acesso ao sistema jurídico se não fosse, exatamente, por meio da Defensoria Pública? Os defensores tem a honrosa tarefa de equalizar o acesso ao judiciário. Em últimas instâncias, têm, portanto, a função de assegurar a democracia. 

(Repórter) Hélio José defende que cabe ao estado oferecer condições apropriadas para que a instituição desenvolva o trabalho com excelência. A falta de defensores públicos faz com que haja uma sobrecarga no setor, bem como uma desigualdade nos valores recebidos em diferentes regiões. 

(Hélio José) É muito difícil que com as pessoas sobrecarregadas, não podendo necessário para se especializar em certas áreas do direito que são muito específicas, realmente complica a questão de bem defender o nosso menos favorecido da sociedade. 

(Repórter) Hélio José citou o mapa da Defensoria Pública no Brasil, lançado em 2013 pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, Anadep, e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. Segundo a pesquisa, 72% das comarcas brasileiras não contam com defensor público.
18/05/2015, 06h40 - ATUALIZADO EM 18/05/2015, 06h40
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00