CDH aprova PL que inclui idosos entre beneficiários de políticas de educação — Rádio Senado

CDH aprova PL que inclui idosos entre beneficiários de políticas de educação

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU UM PROJETO DE LEI QUE INCLUI OS IDOSOS ENTRE OS BENEFICIÁRIOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, ASSIM COMO JÁ OCORRE COM JOVENS E ADULTOS. 

LOC: A PROPOSTA QUE MODIFICA A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER PAULA GROBA.  

TÉC: O projeto estabelece que a União deve promover programas nas áreas de educação, cultura, saúde e assistência social que beneficiem os idosos, assim como promove para jovens e adultos. A proposta também determina que as atividades devem ser supervisionadas obrigatoriamente por profissionais da saúde e da educação, além de realizar as aulas em espaços adequados, com equipamentos apropriados. Para o relator do projeto, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, criar um ambiente educacional ideal para idosos contribui para o combate do analfabetismo nesta faixa etária.

(CRISTOVAM) É um projeto extremamente relevante que já deveria ter sido feito há muito tempo e traz uma grande vantagem para uma parte da população de precisa disso: da população idosa, que quer estudar. 

REPÓRTER: Em seu relatório, Cristovam cita um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que mostra um aumento de 12% na quantidade de pessoas com mais de 65 anos sem o domínio da escrita e da leitura, no período de 2004 a 2009. O senador ainda apresentou uma emenda especificando que a educação destinada a pessoas idosas deve ser oferecida atendendo aos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso. A proposta segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
18/05/2015, 12h24 - ATUALIZADO EM 18/05/2015, 12h24
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00