Governo negocia com base votações de projetos prioritários — Rádio Senado

Governo negocia com base votações de projetos prioritários

LOC: O LÍDER DO GOVERNO ESTÁ NEGOCIANDO COM A BASE ALIADA AS VOTAÇÕES DE PROJETOS RELEVANTES PARA O PALÁCIO DO PLANALTO.  

LOC: MAS A OPOSIÇÃO E ATÉ GOVERNISTAS DECLARAM VOTOS CONTRÁRIOS AO AJUSTE FISCAL E FAVORÁVEIS AO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O vice-presidente da República, Michel Temer, já convocou as lideranças governistas para uma reunião nesta segunda-feira a fim de evitar derrotas no Senado. O primeiro desafio é a aprovação da indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, negou qualquer ajuda ao governo nesta votação. 

(Renan) A minha posição é de absoluta isenção e de total neutralidade. Esse é o meu compromisso. Qualquer influência indevida vai caracterizar exatamente o contrário. 

REP: Já o vice-líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, anunciou a tentativa de derrubada das duas medidas provisórias do ajuste fiscal que também estão na pauta. A primeira aumenta os repasses para o BNDES e a segunda muda as regras de concessão de direitos trabalhistas. 

(Aloysio) E esse ajuste que o governo está fazendo é um ajuste que basicamente é aumento de imposto e retirada de direitos trabalhistas. Nós somos contra. 

REP: E partidos aliados anteciparam votos contrários às medidas provisórias, como anunciou o líder do PRB, senador Marcelo Crivella do Rio de Janeiro. 

(Crivella) Muito difícil de passarem no Senado. O Senado Federal, acho que tem um sentimento de que nesse momento de crise, é muito difícil colocar sobre a classe trabalhadora o peso do ajuste fiscal. 

REP: O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, acredita na aprovação da pauta e em especial da medida provisória do seguro-desemprego ao negar a revogação de direitos trabalhistas. 

(H.Costa) Há uma garantia absoluta e completa de que não haverá qualquer tipo de prejuízo para os trabalhadores. E como tal, acredito que o Senado votará gerando muito menos dificuldades do que foi na Câmara dos Deputados. 

REP: A medida provisória dos direitos previdenciários, que inclui o fim do Fator Previdenciário, deverá chegar ao Senado nos próximos dias. Da Radio Senado, HC.
15/05/2015, 05h10 - ATUALIZADO EM 15/05/2015, 05h10
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00