CE vai votar na terça-feira a criação da bolsa de permanência universitária — Rádio Senado

CE vai votar na terça-feira a criação da bolsa de permanência universitária

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI VOTAR NA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DA BOLSA DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA.

LOC: E A DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI ANALISAR A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE MICRODESTILARIAS DE ÁLCOOL E BIOCOMBUSTÍVEIS, PARA INCENTIVAR OS AGRICULTORES FAMILIARES. CONFIRA A AGENDA DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O programa bolsa de permanência universitária vai oferecer bolsas de estudo a alunos universitários matriculados em cursos de graduação, de tecnologia e sequenciais de formação específica, em instituições públicas e privadas, que comprovem não ter condições de se manter. O auxílio será de um salário mínimo, e o estudante beneficiado deverá, em contrapartida, prestar serviço à União com duração de vinte horas semanais, em regime de estágio, prioritariamente como monitor em escola da rede pública ou em instituições definidas pelos órgãos gestores. A relatora, Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, lembra que a evasão escolar é alta no Brasil. Um dos principais motivos é a falta de dinheiro, mesmo em instituições públicas. 

(Maria do Carmo Alves) Suas causas são variadas. No setor privado, o fator predominante é a dificuldade de arcar com o pagamento das mensalidades escolares. Se considerado também o setor público, as causas de abandono são despreparo para acompanhar os estudos universitários, a decepção com o curso escolhido e a falta de recursos para a aquisição de material didático, bem como para o pagamento de transporte, alimentação e moradia. 

(Repórter) Também na terça-feira, a Comissão de Ciência e Tecnologia pode votar uma proposta que desconcentra o dinheiro público gasto com publicidade. Pelo menos 40% da verba federal para divulgação deve ser dirigida a empresas de comunicação sediadas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, e deverão priorizar microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. A Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar a criação do Promicro, o Programa de Microdestilarias de Álcool e Biocombustíveis, para incentivar a agricultura familiar. O texto define microdestilarias como unidades com capacidade de produção de até cinco mil litros de combustível por dia. Já a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor vai analisar um projeto que regula a distribuição de conteúdo e publicidade voltados para o público infantojuvenil. Na quarta, a CMA volta a se reunir, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, para ouvir o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobre a transposição do Rio São Francisco. E na quinta, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional recebe o ministro Jaques Wagner, que vai apresentar a situação do Ministério da Defesa e suas metas para os próximos anos.
15/05/2015, 01h29 - ATUALIZADO EM 15/05/2015, 01h29
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00