Donizete Nogueira se posiciona contra a redução da maioridade penal — Rádio Senado

Donizete Nogueira se posiciona contra a redução da maioridade penal

LOC: SENADOR DONIZETE NOGUEIRA SE POSICIONA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL 

LOC: DE ACORDO COM ELE, O SISTEMA PENITENCIÁRIO É INEFICAZ NA REINSERÇÃO DOS ADOLESCENTES NA SOCIEDADE. REPÓRTER HEBERT MADEIRA 

(Repórter) O senador Donizete Nogueira, do PT do Tocantins, é contra a redução da maioridade penal. Apesar de precário, ele considera o sistema socioeducativo mais eficiente que as penitenciárias na reinserção de adolescentes. De acordo com Nogueira, 70% dos jovens que vão para o sistema são reinseridos, enquanto nas penitenciárias, o índice é menor que 30%. O senador afirma que o conteúdo da grade curricular das escolas, desde os primeiros anos, não coincide com o contexto em que as crianças estão inseridas. 

(Donizete Nogueira) Inaugurar um novo tempo no nosso país que não é a redução, mas é fazer com que os nossos adolescentes estejam inseridos na vida, e aí nós precisamos também repensar a nossa escola. 

(Repórter) Ele acredita ainda que discutir a redução da maioridade é uma oportunidade para analisar todo o sistema penitenciário. Dessa forma, é possível garantir que o Estado assuma a responsabilidade de cuidar dos jovens. 

(Donizete Nogueira) O Estado não pode se eximir, fugindo da responsabilidade que tem, encarcerando os adolescentes em faculdades do crime. O nosso sistema penitenciário é um lugar, não para recuperação, mas, para produção de novos bandidos. 

(Repórter) Nogueira aproveitou a oportunidade para parabenizar a Universidade Estadual do Tocantins pela criação de um curso de capacitação para conselheiros de direito e conselheiros tutelares.
14/05/2015, 02h56 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 02h56
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00