Senadores irão visitar Belo Monte ainda neste semestre — Rádio Senado

Senadores irão visitar Belo Monte ainda neste semestre

LOC: A SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DE BELO MONTE RETOMOU SEUS TRABALHOS NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: OS SENADORES PRETENDEM IR AO LOCAL DA CONSTRUÇÃO DA USINA, NA BACIA DO RIO XINGU, AINDA NESTE SEMESTRE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, foi escolhido como presidente da subcomissão que acompanha as obras da usina de Belo Monte. Foi ele quem pediu a reativação do colegiado, lembrando que a subcomissão não funcionou em 2014 por conta da Copa do Mundo e das eleições, mas que seu trabalho só acaba quando a usina estiver concluída. Flexa defendeu também o acompanhamento das chamadas ações mitigadoras, que são as compensações sociais que as construtoras são obrigadas a promover nas áreas impactadas pela obra. E disse que nesse momento de crise energética, Belo Monte já poderia estar contribuindo para o aumento da capacidade de geração de energia elétrica. 

(Flexa Ribeiro) Era para começar a gerar energia a partir de 2015 e só poderá gerar em 2016, praticamente um ano de atraso em função de algumas interferências que ocorreram durante a execução da obra –, mas a preocupação da subcomissão diz respeito às ações mitigadoras, às condicionantes que foram aprovadas quando da licença de implantação da Usina de Belo Monte. Essas condicionantes não estão tendo a sua implantação na mesma velocidade que a usina. 

(Repórter) Entre as condicionantes que não estão sendo cumpridas está a implantação da rede de saneamento e fornecimento de água de Altamira, no Pará. Flexa Ribeiro revelou que o consórcio Norte Energia alega que terminou as tubulações de água e esgoto, mas que as ligações prediais devem ser feitas pela prefeitura. 

(Flexa Ribeiro) O Pará já passou por uma experiência dolorosa de você ter o Linhão de Tucuruí passando por cima de municípios e não ter o rebaixamento da energia para atender a população. Não pode agora ter passando a instalação de água pela rua e não estar ligado às residências. 

(Repórter) Os senadores elegeram também Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, como vice-presidente da subcomissão, que é vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Paulo Rocha, do PT do Pará, foi indicado por Flexa como relator. Flexa adiantou que a primeira visita ao local deve acontecer ainda no primeiro semestre.
13/05/2015, 01h54 - ATUALIZADO EM 13/05/2015, 01h54
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00