Renan decreta três dias de luto oficial pela morte de Luiz Henrique — Rádio Senado

Renan decreta três dias de luto oficial pela morte de Luiz Henrique

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, DECRETOU TRÊS DIAS DE LUTO OFICIAL PELA MORTE DO SENADOR LUIZ HENRIQUE. 

LOC: AS BANDEIRAS DO BRASIL E DO MERCOSUL NA FRENTE DO CONGRESSO NACIONAL FORAM IÇADAS A MEIO MASTRO. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: Também como sinal de pesar pela morte do senador catarinense Luiz Henrique, a sessão plenária desta segunda-feira foi suspensa a pedido do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e dos senadores do PMDB Eunício Oliveira, do Ceará, e Edison Lobão, do Maranhão; e Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Com o luto oficial decretado pelo presidente do Senado, ficam canceladas as sessões especiais comemorativas ou celebrações que estiverem previstas durante os três dias. No entanto, as sessões deliberativas e as reuniões das comissões vão acontecer normalmente. Essas atividades só serão canceladas se for aprovado requerimento de senadores neste sentido. Ao lamentar a morte de Luiz Henrique, o senador Paulo Paim lembrou da sua contribuição para a democracia. 

(PAULO PAIM) Conheci, e quanto mais o conhecia mais o respeitava, durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, ele fazendo a sua parte, lutando por um Brasil nação, por melhores dias para todos os brasileiros.

(REPÓRTER) Também o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, ressaltou o seu exemplo na Política: 

(WALDEMIR MOKA) Um homem que sempre defendeu a democracia e defendeu ao lado do nosso grande líder, eterno líder do PMDB, Ulysses Guimarães.

(REPÓRTER) A atuação de Luiz Henrique em prol de Santa Catarina e do Brasil foi destacada pelos senadores catarinenses. O senador Dario Berger, do PMDB, considera Luiz Henrique um dos político mais importantes do estado. 

(DARIO BERGER) Quando nós falamos do senador Luiz Henrique, nós falamos de um pedaço da história de Santa Catarina.E é uma hora difícil de expressar com exatidão o que efetivamente Luiz Henrique representou para Santa Catarina. 

(REPÓRTER) O também senador catarinense Paulo Bauer, do PSDB, disse que ele fará falta ao estado: 

(PAULO BAUER) Foi um político honrado, que respeitou seus eleitores, que valorizou o nosso estado, e que durante toda a sua vida pública sempre se conduziu com muita ética, muita responsabilidade, e com muita disposição para o trabalho.

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que Luiz Henrique será insubstituível: 

(ANA AMÉLIA) Esse vazio vai ser difícil de preencher. Luiz Henrique é insubstituível porque a natureza dele, o jeito dele, a habilidade dele, a elegância dele, o respeito que tinha com os colegas e o preparo intelectual. 

(REPÓRTER) E a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, elogiou o modo como Luiz Henrique trabalhava pelo Brasil: 

(VANESSA GRAZZIOTIN) Com toda a idade que tinha, apaixonado pelo que fazia. É de homens e mulheres públicas que o Brasil precisa do jeito do senador Luiz Henrique. 

(REPÓRTER) Luiz Henrique tinha 75 anos, foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Joinville, governador de Santa Catarina e ministro de Ciência e Tecnologia. O seu mandato de senador terminaria em 2019.
11/05/2015, 05h14 - ATUALIZADO EM 11/05/2015, 05h14
Duração de áudio: 03:09
Ao vivo
00:0000:00