No Senado, Luiz Henrique teve atuação marcada por posições firmes — Rádio Senado

No Senado, Luiz Henrique teve atuação marcada por posições firmes

LOC: O SENADO FEDERAL ESTÁ EM LUTO POR TRÊS DIAS. O SENADOR LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, DO PMDB DE SANTA CATARINA, MORREU NA TARDE DESTE DOMINGO EM JOINVILLE, SANTA CATARINA, AOS 75 ANOS.  

LOC: LUIZ HENRIQUE PASSOU PELO PARLAMENTO COMO UM DOS POLÍTICOS COM MAIOR EXPERIÊNCIA – FOI PREFEITO DE JOINVILLE POR TRÊS MANDATOS, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL E GOVERNADOR DE SANTA CATARINA POR DOIS MANDATOS, ENTRE 2003 E 2010. SENADOR DESDE 2011, TEVE UMA ATUAÇÃO MARCADA PELO POSICIONAMENTO FIRME E COERENTE, PORÉM CONCILIADOR, FRENTE AOS PRINCIPAIS TEMAS NACIONAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Luiz Henrique nasceu em 25 de fevereiro de 1940 em Blumenau. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e iniciou sua vida pública em 1971, como presidente do diretório municipal do MDB de Joinville. Foi ministro da Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988. Foi presidente do diretório nacional do PMDB, deputado estadual entre 1973 e 1975 e deputado federal durante cinco mandatos. Foi também prefeito de Joinville por três mandatos e duas vezes governador de Santa Catarina: entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010 – quando foi eleito para o Senado, onde ficaria até 2019. Ao se candidatar para uma vaga de senador, Luiz Henrique se afastou do cargo de governador – postura que defendeu durante a discussão da reforma política no Congresso. Era relator de uma proposta de emenda à Constituição que propõe "afastamento do cargo" antes de um chefe do executivo disputar um cargo eletivo. Contrário à reeleição por princípio, pedia que fosse aplicada então a chamada desincompatibilização, como afirmou no plenário em fevereiro deste ano. 

(LUIZ HENRIQUE') enquanto perdura no direito brasileiro o princípio da reeleição é uma excrescência que não se estabeleça também a desincompatibilização do titular do cargo que exerce. 

(REPÓRTER) Naquele mesmo dia, ao elogiar a proposta, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que Luiz Henrique deu um exemplo ao país quando renunciou ao cargo de governador de Santa Catarina para se candidatar à reeleição. 

(RENAN) O Senador Luiz Henrique, sem que a constituição mandasse, se desincompatibilizou na sua reeleição como candidato ao governo de santa catarina. essa é uma prática que devia valer para todas as eleições do executivo e até mesmo do ministério público. 

(REPÓRTER) Luiz Henrique definia-se como um peemedemista “independente” – tanto que, em fevereiro de 2015, lançou candidatura avulsa contra Renan Calheiros, indicado por seu partido PMDB à Presidência do Senado Federal. 

(LUIZ HENRIQUE) Eu sou PMDB mas sou independente, não sigo as diretrizes da cúpula do partido. eu espero que a cúpula do partido incorpore as propostas que apresentamos à sociedade brasileira nesta campanha. 

(REPÓRTER) Por dezoito votos de diferença, foi eleito o alagoano Renan Calheiros, o candidato oficial do PMDB. Ao reconhecer a derrota, o senador catarinense lembrou o apoio que obteve nas ruas. 

(LUIZ HENRIQUE) Vencemos inequivocamente nas ruas. Perdemos a batalha aqui num colégio pequeno por poucos votos. Mas nos submetemos e não temos o que contestar. Houve um resultado, temos que acatar o resultado. 

(REPÓRTER) Na nova legislatura inaugurada em fevereiro, Luiz Henrique assumiu o cargo de vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Entre os projetos defendidos por ele, o que exige mais rapidez no exame e implementação de acordos e tratados internacionais. Tanto que ele apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional dando ao Senado competência exclusiva para ratificar acordos e tratados internacionais. Aprovada no Senado, a PEC aguarda agora votação na câmara dos deputados. 
11/05/2015, 01h53 - ATUALIZADO EM 11/05/2015, 01h53
Duração de áudio: 07:37
Ao vivo
00:0000:00