Entra em vigor regras para produção e venda de genéricos veterinários — Rádio Senado

Entra em vigor regras para produção e venda de genéricos veterinários

LOC: ENTRARAM EM VIGOR NESTA QUINTA-FEIRA AS NOVAS AS REGRAS PARA PRODUÇÃO E VENDA DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS VETERINÁRIOS. O DECRETO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO REGULAMENTA A LEI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL EM 2012. 

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. SENADORES E AUTORIDADES ESPERAM A QUEDA NO PREÇO DOS REMÉDIOS PARA ANIMAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: (Repórter) O decreto publicado no Diário Oficial da União com as regras para o registro, a produção, a venda e a prescrição dos medicamentos genéricos veterinários regulamenta uma lei aprovada no Congresso Nacional em 2012. A presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, elogiou a iniciativa e explicou que o governo e os produtores esperam uma queda no preço dos remédios para os animais. 

(Ana) De acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nossa colega e senadora Kátia Abreu, a exemplo do que aconteceu com medicamentos para uso humano, os chamados genéricos, medicamentos genéricos, se espera uma redução dos preços e ela estima em uma média de 70 por cento

(Repórter) O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, autor do projeto original, disse que a entrada dos medicamentos genéricos no mercado vai permitir que os produtores tenham acesso a produtos mais baratos. 

(Benedito) Este tipo de medicamento levado para o produtor rural, o criador, o pecuarista, vai ajudar consideravelmente 

(Repórter) A representante do Ministério da Agricultura, Maria Angélica de Oliveira, garantiu a qualidade, a segurança e a eficácia dos remédios que vão chegar às prateleiras. E justificou aos senadores a demora do governo em regulamentar o uso dos medicamentos veterinários genéricos. 

(Angélica) Essa demora é em função estrutural, o nosso departamento responsável pelo registro de produtos de uso veterinário, o seu corpo técnico hoje para a área de produtos agropecuários só dispõe de 4 técnicos para analisar uma demanda semanal de 50, 60 pedidos de registro 


(Repórter) A expectativa do governo é que os remédios genéricos para uso animal estejam disponíveis no mercado no prazo de um ano.
07/05/2015, 01h35 - ATUALIZADO EM 07/05/2015, 01h35
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00