Defensor venezuelano debate na CDH situação política de seu país — Rádio Senado

Defensor venezuelano debate na CDH situação política de seu país

LOC: O DEFENSOR TAREK WILLIAM SAAB PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO PARA DEBATER O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NA VENEZUELA. 

LOC: NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU UM VOTO DE CENSURA AO GOVERNO VENEZUELANO, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: Durante a audiência pública, os senadores presentes, todos do PT, PCdoB e PSOL, questionaram a ausência dos demais parlamentares que defenderam, na última terça-feira, um voto de censura ao governo venezuelano. O autor do requerimento, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, contestou a prisão de políticos opositores ao regime do presidente Nicolás Maduro. O objetivo da audiência era ouvir o defensor Tarek William Saab sobre os casos de violência durante manifestações na Venezuela e apurar possíveis abusos. Em 2014, os protestos no país resultaram em 44 mortes e 49 presos, entre eles 15 funcionários do corpo de segurança do governo, como frisou o defensor. O senador Donizeti Nogueira, do PT do Tocantins, lamentou a ausência de seus pares. Ele afirmou que a mesma oposição ao governo de Maduro é feita, no Brasil, ao Governo do PT. 

(DONIZETTI): O que quer me parece é que a oposição que tem o governo venezuelano lá, pelo que eu tenho ouvido da oposição ao nosso governo aqui, é muito idêntica. O discurso feito aqui contra o governo da Venezuela pelos nossos opositores, é o discurso que eles fazem contra nós, no dia-a-dia. 

(Rep) A senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, que presidiu a reunião, afirmou que o debate não é possível quando já se tem opinião formada. 

(Regina): A gente percebe que há uma disputa ideológica, uma clara intenção da propaganda contra governos de esquerda na América do Sul. Então não há o interesse de ouvir uma parte ou outra, mas cada um defendendo a sua opinião. 

(REP) O convidado da audiência, Tarek Saab, afirmou que gostaria de ter sido ouvido pelos parlamentares da oposição. 

(Saad): Obviamente se o interesse é a Venezuela e debater sobre a Venezuela, e são senadores, políticos de ofício, essa era uma grande oportunidade que eles perderam. Que democracia é essa onde tem a oportunidade de debater e não o fazes? Se ausenta, se retira.

(REP) Saab afirmou que as prisões de políticos não foram arbitrárias e que o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, cumpre prisão domiciliar devido a uma hérnia.
07/05/2015, 07h35 - ATUALIZADO EM 07/05/2015, 07h35
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00