Projeto incentiva dessalinização de águas salobras e marinhas para o consumo humano — Rádio Senado

Projeto incentiva dessalinização de águas salobras e marinhas para o consumo humano

LOC: ESTABELECER INCENTIVOS PARA A DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUAS SALOBRAS E MARINHAS PARA O CONSUMO HUMANO. ESSA É A PROPOSTA APRESENTADA PELO SENADOR EUNÍCIO DE OLIVEIRA, DO PMDB DO CEARÁ. 

LOC: O PROJETO ABRE A POSSIBILIDADE DE INCENTIVOS FISCAIS PARA A IMPLANTAÇÃO E COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE DESSALINIZAÇÃO, ASSIM COMO ESTABELECER USINAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS SALGADAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter): Como mais uma alternativa para a obtenção de água potável, a dessalinização de águas do mar e de águas salobras tornou-se uma opção viável com o desenvolvimento de tecnologias de purificação das águas. O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, propõe que a legislação brasileira que trata do saneamento básico incorpore o incentivo a projetos de dessalinização de água, em especial para a região do semi-árido nordestino onde já existe tecnologia nacional para filtrar água salgada e água salobra: PLS 259/2015

(EUNÍCIO): Eu fui até Dubai. Depois fui até o deserto. E perguntava como é que funcionava esta questão de água, porque eles não têm água. Ele foi me mostrar que toda a água consumida numa cidade imensa como Dubai hoje é dessalinizada. É água do mar. A minha região, a região do Ceará, você tem bastante água no subsolo. O grande problema é que ela é uma água salobra. Coloca uma máquina dessalinizadora e essa máquina pega a água, ela dessaliniza a água, fica a água potável.  

(Repórter): No caso da água salobra nordestina, a água salgada que sobra é servida ao gado, que tem necessidade de consumir sal. Em Israel e Dubai são usados equipamentos de dessalinização instalados no mar, filtrando a água e bombeando-a para o continente. O senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, é favorável ao projeto e descreve esses novos modelos de dessalinizadores: 

(CRIVELLA): Me lembro que no começo a dessalinização era feita no processo eletrolítico. Você separava quase todas as partículas de sal numa metade da água, fazia uma dessalinização não muito satisfatória e aí salinizava completamente a outra parte, que era jogada no meio ambiente. Hoje os dessalinizadores são colocados dentro do mar e a água que vem passando por filtros muito mais modernos, a água que chega ao continente é uma água doce. 

(Repórter): O PLS 259 está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, onde aguarda a designação de relator. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.
04/05/2015, 07h54 - ATUALIZADO EM 04/05/2015, 07h54
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00