Congresso Nacional homenageia o ex-presidente João Goulart — Rádio Senado

Congresso Nacional homenageia o ex-presidente João Goulart

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA O EX-PRESIDENTE JOÃO GOULART, O JANGO. 

LOC: A SESSÃO SOLENE TAMBÉM CELEBROU O DIA DO TRABALHADOR, COMEMORADO NO DIA PRIMEIRO DE MAIO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: João Goulart iniciou a atividade política no PTB, Partido Trabalhista Brasileiro. Foi deputado estadual e federal e em 1953, assumiu o ministério do Trabalho, no governo de Getulio Vargas. Em 1955, foi eleito vice-presidente da república no governo de Juscelino Kubitschek e na eleição seguinte, em 1960, foi novamente eleito vice-presidente, ao concorrer pela chapa de oposição ao candidato Jânio Quadros. Com a renúncia de Jânio sete meses depois de assumir o governo, Jango acabou se tornando presidente, até ser deposto pelos militares em 1964. A homenagem a João Goulart foi proposta pelo líder do PDT no senado, Acir Gurgacz, de Rondônia, e pelo deputado federal Félix Mendonça, do PDT da Bahia. Acir disse que Jango, primeiro como ministro do Trabalho e depois na presidência da República, foi um aliado dos trabalhadores. 

(ACIR) Foi no governo João Goulart que esses princípios se transformaram e consolidaram em direitos que regem até hoje as relações de trabalho e emprego. portanto, ao celebrarmos o dia dos trabalhadores, nada mais justo do que prestarmos homenagem a quem esteve ao lado dos trabalhadores brasileiros, da indústria nacional e apresentou propostas estruturantes para que o Brasil pudesse dar um salto em seu desenvolvimento com justiça social e valorização dos trabalhadores. 

(REPÓRTER) Os filhos de Jango, João Vicente e Denise Goulart participaram da homenagem ao pai. Em 2013, o Congresso Nacional anulou a sessão que depôs o presidente João Goulart e devolveu, simbolicamente, o mandato presidencial a Jango.
04/05/2015, 01h14 - ATUALIZADO EM 04/05/2015, 01h14
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00