CDH debate relatório sobre violação dos direitos humanos no Brasil — Rádio Senado

CDH debate relatório sobre violação dos direitos humanos no Brasil

LOC: HOMICÍDIOS COMETIDOS POR POLICIAIS E A TORTURA DE PRESOS AINDA ESTÃO ENTRE AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. 

LOC: AS DENÚNCIAS FORAM REGISTRADAS NO RELATÓRIO DA ANISTIA INTERNACIONAL, DISCUTIDO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: O relatório da Anistia Internacional deste ano apontou como principais vítimas de violações aos direitos humanos no Brasil os jovens negros moradores de favelas. Os trabalhadores rurais e povos indígenas também estão entre as comunidades mais vulneráveis. Os participantes da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos explicaram ainda as denúncias do relatório sobre discriminações por orientação sexual e violência contra as mulheres. Outro ponto de destaque foi a repressão excessiva pelas forças de segurança durante a Copa do Mundo e manifestações contra o governo. A representante da Anistia Internacional, Renata Neder, citou algumas das principais violações contra manifestantes registradas no relatório. 

(Renata) Uso excessivo da força para dispersar manifestações, detenções arbitrárias, tentativas de criminalização de manifestantes, enquadrando os manifestantes detidos em leis que não eram adequadas ao contexto dos protestos, agressões sistemáticas a jornalistas.  

(Repórter) Estes abusos foram criticados pela senadora Regina Sousa, do PT do Piauí. Ela afirmou que eles continuam acontecendo, como se viu ontem em Curitiba, no Paraná. 

(Sen. Regina) Eu me senti há 30 anos atrás, em plena ditadura, quando aconteciam aquelas cenas que eu vi acontecer ontem lá no Paraná. 

(Repórter) Ana Janaína Alves de Souza, da Secretaria Nacional de Juventude, disse que ainda falta muito a fazer para reduzir a violência no país, que tem uma das mais altas taxas de homicídio do mundo. Mas reconheceu que o estatuto do desarmamento foi um importante primeiro passo. 

(Ana Janaína) O estatuto do desarmamento representa uma vitória. E a gente está falando de 160 mil mortes evitadas. 

(Repórter) Outras violações registradas no relatório da Anistia Internacional incluem torturas em prisões, impunidade e o comércio ilegal de armas. Da Rádio Senado, Floriano Filho. 

LOC: DURANTE A REUNIÃO FOI APROVADA UMA NOVA AUDIÊNCIA NA SEMANA QUE VEM PARA DISCUTIR A VIOLÊNCIA CONTRA OS MANIFESTANTES EM CURITIBA. SERÃO CONVIDADOS REPRESENTANTES DO GOVERNO PARANAENSE, DOS PROFESSORES, DA OAB, DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E DA ANISTIA INTERNACIONAL.
30/04/2015, 02h59 - ATUALIZADO EM 30/04/2015, 02h59
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00